Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Dançarina acusa Usher de dar notas falsas como gorjetas

Um representante da casa noturna negou a história, mas dançarinos se manifestaram contra o cantor nas redes sociais

Ej Dickson | Rolling Stone EUA Publicado em 13/04/2021, às 18h12 - Atualizado em 05/09/2021, às 13h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Usher no Paris Fashion Week (Foto: Pascal Le Segretain / Getty Images)
Usher no Paris Fashion Week (Foto: Pascal Le Segretain / Getty Images)

É um ano difícil para os dançarinos da indústria adulta. Devido ao fechamento das baladas durante a pandemia, muitos tiveram de lutar para sobreviver, utilizando plataformas como OnlyFans ou dançando para receber gorjetas em lives no Instagram.

Quando uma dançarina no Sapphire Las Vegas acusou Usher de usar dinheiro falso com a cara dele estampada nas notas, profissionais de várias partes dos Estados Unidos se uniram contra o cantor.

+++ LEIA MAIS: Lauryn Hill, Usher e Mary J. Blige gravam covers de Nina Simone para promover documentário

Em um story do Instagram, a dançarina identificada como @beel0ve publicou uma foto das notas de Usher. "Moças, o que vocês fariam se dançassem a noite toda para Usher e ele te desse isso?," escreveu. A artista também explicou como o dinheiro não tinha valor de troca.

Inicialmente, a publicação foi compartilhada por outros profissionais e organizações de advogados antes de chegar em contas de fofocas, como The Shade Room. Muitos detetives virtuais do perfil apontaram o fato de Usher ter postado uma foto no Instagram de uma pasta com várias notas falsas em 3 de abril, para promover a nova residência em Las Vegas.

+++ LEIA MAIS: Drake quer batalha de rap entre Usher e Justin Timberlake

Um representante de Usher não estava disponível para comentar sobre o acontecimento. Em email para a Rolling Stone EUA, George M. Wilson IV, diretor de marketing da Sapphire Las Vegas, negou a história, dizendo: "Aparentemente, alguém da equipe de Usher deixou cair no chão alguns dólares para promover a casa em Vegas. Então a confusão começou. Mas dinheiro de verdade foi usado como gorjeta." Wilson acrescentou como o músico foi "um verdadeiro cavalheiro e ótimo convidado no clube."

No entanto, muitos profissionais da dança ficaram furiosos quando viram a publicação. "Dançarinos enfrentam um estigma e ainda têm de lidar com desrespeito," disse Crissa Parker, fundadora do Dancers' Resource, uma conta no Instagram e aplicativo no qual dançarinos podem enviar notas e avaliações das casas noturnas onde trabalham. "Isso aumenta o nível de desrespeito."

+++ LEIA MAIS: Advogado que acusa Led Zeppelin de plágio é chamado de “não profissional” em caso contra Usher

Gizelle Marie, antiga dançarina do Sapphire Las Vegas comentou como a situação é agravada devido à pandemia. Segundo a artista, muitos clubes aumentarem as taxas cobradas para os dançarinos poderem se apresentar: "É um desperdício de tempo e dinheiro das mulheres," disse.

A história ganhou uma repercussão ainda maior nas redes sociais, principalmente por Usher ter a imagem de alguém que apoia dançarinos. Um exemplo é o hino pró-strip-tease "I Don't Mind" e aparição especial no filme As Golpistas (2019).

+++ LEIA MAIS: Usher faz cover de “Pumped Up Kicks”

Existe um gênero muito bem estabelecido de dançarinos que usam as redes sociais como forma de chamar a atenção para figuras públicas frequentadoras de clubes. Segundo os profissionais da dança, diversas celebridades falham em dar gorjetas ou compensar os profissionais de acordo. 

"Muitas celebridades usam a estética do trabalho sexual e isso as ajuda a impulsionar a música delas e coisas assim. Usam isso para ganho próprio," disse Marie. "Mas muitas não demonstram o respeito para verdadeiras trabalhadoras do sexo."

+++ LEIA MAIS: Forbes contesta fortuna de Kanye West: 'Vale menos de um terço disso'


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL


+++SAIBA MAIS: As 6 melhores músicas de Kurt Cobain [LISTA]

No dia 5 de abril de 1994, o lendário e inesquecível vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça em Seattle, Washington, Estados Unidos. Desde então, deixou saudades eternas.

Marco para o grunge, músico fascinante, artista memorável e um dos principais nomes da música, Kurt Cobain fez história ao longo da carreira, principalmente acompanhado do Nirvana

+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]

As canções compostas pelo vocalista para o grupo relembram o quão importante e fantástico ele foi para a história da música. Faixas impecáveis como "Come As You Are", "All Apologies" e "Drain You" dificilmente serão esquecidas.

Para relembrar a grandiosidade do lado artístico de Kurt Cobain com o Nirvana, a Rolling Stone EUA listou as 6 melhores músicas da carreira do vocalista com a banda. Confira a lista:

+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda


6 - All Apologies

Uma grande canção da discografia da banda, "All Apologies" apareceu originalmente no disco In Utero (1993). No entanto, a versão mais lembrada, e possivelmente querida pelo público, é a gravação de novembro de 1993 para o MTV Unplugged

+++LEIA MAIS: Como foi a passagem do Nirvana pelo Brasil em 1993: noite com João Gordo e caos no palco; assista ao show completo


5 - Drain You

O Nirvana escreveu muitas das canções do Nevermind (1991) antes de gravar o disco, mas a Rolling Stone EUA lembra que "Drain You" foi composta durante as sessões. Kurt Cobain nunca revelou quem inspirou a canção de amor, porém, foi escrita apenas três meses após ele conhecer Courtney Love.

Com certa frequência, Kurt afirmava ser uma das músicas favoritas dele da discografia da banda, e eles a tocaram basicamente em todos os shows nos últimos três anos de atividade enquanto grupo.

"Penso que há tantas outras canções que escrevi e são tão boas [como 'Smells Like Teen Spirit']. Como 'Drain You'. Eu amo a letra e nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto 'Teen Spirit', eu não gostaria tanto", contou à Rolling Stone em 1993.

+++LEIA MAIS: O dia em que Kurt Cobain teve overdose de heroína antes de tocar no Saturday Night Live [FLASHBACK]


4 - Come As You Are

Kurt Cobain era um grande fã dos Pixies e nunca escondeu isso. Muitas vezes, o músico  recorria ao método de composição usado pela banda. "Estou ficando tão cansado dessa fórmula. Nós dominamos isso", disse à Rolling Stone em 1993.

Segundo a Rolling Stone EUA, porém, um dos melhores exemplos da fórmula é "Come As You Are", o segundo single de Nevermind(1991). Para a RS EUA, a versão do Unplugged é particularmente poderosa, e o refrão continua assustador.

+++ LEIA MAIS: Fotógrafo encontra imagens inéditas de um dos primeiros shows do Nirvana no Reino Unido


3 - Heart-Shaped Box

Em uma entrevista de 1994 à Rolling Stone,Courtney Love lembrou-se de ter ouvido o processo de composição de "Heart-Shaped Box": "Tínhamos um armário enorme. E eu o ouvi lá trabalhando em 'Heart-Shaped Box'. Ele fez isso em cinco minutos."

Kurt Cobain começou a trabalhar na música no início de 1992, e a canção foi a escolhida como primeiro single de In Utero(1993). A Rolling Stone EUA lembra que o disco foi produzido por Steve Albini, e a gravadora temeu não ser comercial o suficiente, e Scott Litt foi chamado para remixar a faixa. 


2 - Smells Like Teen Spirit

"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que trouxe toda a atenção mundial para o Nirvanae deu início a uma nova era da música - e é um dos principais hits da história. "Eu estava tentando escrever uma música pop", disse o vocalista à Rolling Stone em 1993.

"Todo mundo se concentrou tanto nessa música e o motivo pelo qual ela teve uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes", contou o artista na mesma entrevista.

+++LEIA MAIS: Quantos anos tinha Kurt Cobain quando escreveu 'Smells Like Teen Spirit'?


1 - Lithium

Não, a Rolling Stone EUA não escolheu "Smells Like Teen Spirit" para o primeiro lugar deste ranking. Segundo a revista, o terceiro single de Nevermind(1991) merece a colocação.

"Lithium" é uma música sobre um cara que passa a se dedicar à religião depois da morte da namorada. Isso o acalma, muito parecido com uma dose de lítio real. É uma incrível música e um dos principais destaques na discografia do Nirvana

+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'