Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Danny Elfman, compositor das trilhas sonoras de Tim Burton, é acusado de agressão sexual

Danny Elfman é responsável pelas trilhas sonoras de filmes como 'O Estranho Mundo de Jack', 'Wandinha' e mais

Redação Publicado em 20/07/2023, às 16h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Danny Elfman (Foto: Getty Images para Netflix)
Danny Elfman (Foto: Getty Images para Netflix)

O músico Danny Elfman, conhecido por assinar várias trilhas sonoras clássicas - especialmente nos filmes de Tim Burton, como Batman (1989) e O Estranho Mundo de Jack (1993)-, foi acusado de assédio sexual pela compositora e pianista Nomi Abadi. As informações são da Rolling Stone EUA e da Variety.

Conforme documentos apurados pelos veículos, Abadi alega que, entre 2015 e 2016, Elfman expôs seus órgãos genitais e se masturbou na frente dela durante uma sessão de estúdio. Em outra ocasião, o compositor teria enviado um e-mail para Abadi contendo a foto de um líquido branco em um recipiente, dando a entender que se tratava do seu sêmen.

+++ LEIA MAIS: Doutor Estranho 2: Danny Elfman revela como intensificou terror com trilha sonora épica [ENTREVISTA]

Abadi e Elfman já litigaram as acusações judicialmente, chegando a um acordo monetário em 2018 - o compositor, no entanto, falhou em realizar o pagamento da indenização de US$ 830 mil, e agora enfrenta um novo processo pela inadimplência. Elfman nega as acusações.

Fontes da Rolling Stone EUA próximas a Abadi, que venceu um Grammy e é conhecida por seu ativismo em favor do movimento #MeToo na indústria musical, relatam que, em 2018, ela sentiu que "não tinha escolha a não ser aceitar o acordo monetário", e que pretendia doar o dinheiro da indenização para organizações caridosas.

+++ LEIA MAIS: Trilha sonora de Batman foi composta em banheiro de avião; entenda

Os advogados de Elfman, por sua vez, alegam algo parecido - eles dizem que o compositor aceitou o acordo monetário para prevenir que a acusação de Abadi chegasse à imprensa.

"Ele foi confrontado com a escolha impossível entre assinar a indenização e continuar com sua carreira, podendo assim sustentar sua família, ou lutar contea a acusação em uma época na qual era impossível vencer essa batalha. Danny escolheu sua família. É decepcionante, embora não surpreendente, que essa acusação sem fundamento tenha reaparecido agora que os pagamentos terminaram", declararam os advogados.

+++ LEIA MAIS: Os Simpsons chegará ao fim depois de 30 anos no ar, revela Danny Elfman

Elfman começou a carreira como frontman da banda Oingo Boingo, nos anos 1980, mas a composição de trilhas sonoras se tornou a frente mais importante do seu trabalho com o passar dos anos.

Indicado a 4 estatuetas do Oscar (Gênio Indomável, MIB: Homens de Preto, Peixe Grande e Milk), o músico compositor da música-tema d'Os Simpsons (1989), concorre ao Emmy 2023 por seu trabalho na série Wandinha.