Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Dark 3 explicada: Quem morreu, quem sobreviveu e quem simplesmente deixou de existir no final da série da Netflix?

O final da história definiu quais personagens e acontecimentos eram frutos do loop temporal

Redação Publicado em 18/08/2020, às 10h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Louis Hoffman como Jonas em Dark (foto: reprodução/ Netflix)
Louis Hoffman como Jonas em Dark (foto: reprodução/ Netflix)

Atenção: contém spoilers da terceira temporada de Dark

A coisa que se tornou mais difícil de entender em Dark foi quem morreu ou deixou de existir durante os loops temporais que a série da Netflix mostra. Até porque personagens podem até morrer em cenas e continuar aparecendo, seja em versões mais jovens deles mesmos ou a versão de outro mundo.

Por isso, a Rolling Stone Brasil reuniu um 'resumão' de quem morreu, sobreviveu ou foi apagado da existência em Dark.


Quem deixou de existir

Foi dessa maneira que Dark eliminou a maior parte dos personagens que vimos. Quando Claudia revelou que H.G. Tanhaus, no mundo de origem, criou acidentalmente os mundos de Adam e Eva ao inventar a viagem no tempo.

+++LEIA MAIS: Stranger Things vai virar Dark? Teoria sugere trama de viagem no tempo e laço temporal

Quando Jonas do mundo 1 e Martha do mundo 2 conseguiram evitar a morte do filho de Tanhaus, o que impede a invenção da primeira máquina do tempo, os mundos de ambos são completamente apagados da existência. 

No final da série, toda a família Nielsen, assim como Jonas e membros da família Doppler, como Charlotte e Elisabeth, nunca existiram, nem no mundo de origem.


Quem morreu?

Quem pode ter de fato morrido no mundo de origem é Aleksander Tiedemann, marido de Regina nos mundos 1 e 2. Ele estava sangrando por levar um tiro quando chegou nas florestas de Winden e, por sorte, encontrou Regina amarrada em uma árvore por causa do bullying de Ulrich Nielsen, em 1986. Ele ajuda Regina e ela cuida dos ferimentos dele.

+++LEIA MAIS: Qual é o significado do amarelo nas roupas de Dark? Perigo? Amor? Entenda

Já que, no mundo de origem, Ulrich nunca existiu, Regina nunca teria ficado presa na árvore e Aleksander vagaria pela mata sem rumo e sangraria até a morte.


Quem ficou vivo?

Rolling Stone · Como a cena final de Dark revela que a história ...

A cena final dá quase todas as pistas necessárias para determinar quem sobreviveu. Hannah, Katharina, Regina e Peter Doppler estão no jantar, o que indica que todos eles não nasceram do loop temporal.

Se Regina está viva, a Claudia do mundo de origem também viveu uma vida completa, o que significa que o pai e mãe dela, Egon e Doris Tiedemann, também viveram. Peter Doppler também mostra que a família Doppler inteira que veio antes dele viveu.

+++LEIA MAIS: Umbrella Academy: 9 perguntas que não foram respondidas na segunda temporada

Por fim, fica um último mistério em aberto: Hannah está grávida do policial Woller e pretende chamar o bebê de Jonas. Será que alguma versão alternativa do protagonista ainda pode vir a existir no mundo de origem?


+++ JOÃO GORDO ENCARA O DESAFIO MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS