Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Dave Grohl revela guitarristas cogitados para o Nirvana antes da entrada de Pat Smear na banda

Steve Turner, do Mudhoney, e Buzz Osbourne, do Melvins, por pouco não foram integrados à banda de Kurt Cobain

Redação Publicado em 02/08/2013, às 11h17 - Atualizado às 16h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pat Smear - Jeff Chiu / AP
Pat Smear - Jeff Chiu / AP

Pat Smear (foto) foi o guitarrista escolhido pelo Nirvana para participar da turnê do álbum In Utero, que completa agora 20 anos. Mas segundo disse o baterista Dave Grohl em entrevista à revista Mojo, outros nomes foram cogitados antes.

Dez shows de despedida que gostaríamos de ter visto: Nirvana.

“O que Pat acrescentou acima de tudo foi uma injeção de vida e felicidade nos últimos meses do Nirvana”, afirmou o músico, que hoje divide o palco com o guitarrista no Foo Fighters. “Falamos sobre conseguir um segundo guitarrista – falamos de Steve Turner, falamos sobre Buzz Osbourne, mas não queríamos, claro, acabar com o Mudhoney ou com o Melvins.”

O tempo voa: 20 músicas que, acredite ou não, já completaram 20 anos, como “All Apologies”, do Nirvana.

“Kurt esteve em Los Angeles, e entrou na loja SST Superstore, onde Pat trabalhava, e se deram bem. Em um dos primeiros ensaios, estávamos tentando tocar 'The Man Who Sold the World' e nós três não conseguíamos. Pat disse: ‘Na verdade, é assim’. Eu pensei: ‘Tem um músico na banda agora!’”

“Ter Pat mudou as coisas dramaticamente. Kurt e Courtney estavam de um lado e eu e o Krist estávamos de outro, e Pat definitivamente nos uniu de novo por um tempo”, concluiu Grohl. O Nirvana acabou então no ano seguinte, quando Kurt Cobain cometeu suicídio aos 27 anos, em 5 de abril de 1994.

O último disco de estúdio do Nirvana, In Utero, será relançado em setembro, mês em que o álbum completa 20 anos. O projeto está sendo liderado por Grohl e Novoselic, assim como o produtor do álbum, Steve Albini. Saiba mais.