David Bowie e Arctic Monkeys são desbancados por James Blake no prêmio de melhor disco britânico

Músico saiu vitorioso do Mercury Prize com o segundo álbum da carreira, Overgrown; a lista de indicados ainda tinha de Disclosure, Foals, Jake Bugg, Laura Marling, Savages, entre outros

Rolling Stone EUA Publicado em 31/10/2013, às 10h41 - Atualizado às 10h50

James Blake
Joel Ryan/AP

James Blake ganhou o britânico prêmio Mercury Prize na noite desta quarta-feira, 30, com o álbum Overgrown, em uma cerimônia realizada no Roundhouse, em Londres. A vitória lhe rendeu, além do troféu, um cheque de £ 20 mil (algo em torno R$ 70 mil). Durante a festa, no início da noite, Blake ainda tocou a faixa “Retrograde” e foi introduzido, segundo foi reportado, como “James Blunt”.

James Blake passou pelo festival Sónar, em São Paulo, em 2012, e fez as paredes tremerem. Veja como foi o show.

O Mercury Prize escolhe o melhor disco lançado ao longo do ano, escolhido por um júri formado por críticos musicais e pessoas ligadas ao mercado fonográfico. O comitê do prêmio anunciou a lista de disco s indicados a Álbum do Ano em setembro. Estavam selecionados os trabalhos de Arctic Monkeys, James Blake, David Bowie, Disclosure, Foals, Jake Bugg, Jon Hopkins, Laura Marling, Laura Mvula, Rudimental, Savages e Villagers.

A resenha da Rolling Stone EUA para Overgrown, que une R&B e música eletrônica, elogiou o registo já que “Blake atenuou os tons contorcidos e concentrados”, em comparação ao álbum de estreia, de 2011. Ainda destacou “Retrograde”, música tocada por ele no programa de David Letterman, como uma “iluminada balada flutuante” e ainda destacou o poder do disco em “mantê-lo enfeitiçado”.

Parte da mágica está no fato de que Overgrown traz algumas participações notáveis, incluindo RZA (do coletivo Wu-Tang Clan) em “Take a Fall for Me”, e um trabalho de produção de Brian Eno em “Digital Lion”. Uma das músicas, “Life Round Here”, depois ganhou um remix chamativo com a participação de Chance the Rapper.

A premiação também mostrou performances de vários outros artistas que estavam na lista de indicados, incluindo Foals, Jake Bugg, Savages, Rudimental, Disclosure, Villagers, Jon Hopkins e Arctic Monkeys. David Bowie preferiu não comparecer, de acordo com o site NME, e preferiu lançar o vídeo da faixa “Love is Lost”, do disco The Next Day e que teve o custo estimado em US$ 13.

No último ano, em 2012, o Mercury Prize foi para o Alt-J, pelo disco An Awesome Wave. A lista de vencedores anteriores incluem PJ Harvey (por dois discos, Let England Shakee Stories From the City, Stories From the Sea), The xx ( xx, Arctic Monkeys (Whatever People Say I Am, That's What I'm Not) e Franz Ferdinand (Franz Ferdinand).

Veja a lista de finalistas do Mercury Prize 2013:

Arctic Monkeys - AM

David Bowie - The Next Day

Disclosure - Settle

Foals - Holy Fire

James Blake - Overgrown

Jake Bugg - Jake Bugg

Jon Hopkins - Immunity

Laura Marling - Once I Was An Eagle

Laura Mvula - Sing To The Moon

Rudimental - Home

Savages - Silence Yourself

Villagers - {Awayland}