Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

David Bowie planejava novo trabalho: ‘Achou que tinha mais alguns meses’, diz produtor

Em entrevista exclusiva, o produtor e amigo Tony Visconti revela os últimos momentos e o desejo de continuar do cantor

BRIAN HIATT / ROLLING STONE EUA Publicado em 08/01/2020, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie (Foto: AP)
David Bowie (Foto: AP)

Há 4 anos, a morte do lendário David Bowie abalou a indústria musical. O ícone do pop traçou uma carreira ímpar com 27 discos de estúdio e hits como "Under Pressure", contribuição entre Queen e o Camaleão do Rock, "Heroes", "Modern Love" e "Space Oddity", a balada folk que deu vida a Major Tom e revolucionou o pop

Após a morte do cantor em 2016, Tony Visconti, produtor de Bowie, revelou, no mesmo ano, alguns detalhes íntimos sobre os últimos momentos ao lado do amigo de longa data para a Rolling Stone EUA

Visconti conta que uma semana antes da morte de David Bowie, ele o chamou em uma ligação do FaceTime e disse que queria fazer mais um disco. Naquelas que viriam a ser as últimas semanas da vida, Bowie compôs e gravou demos de cinco canções inéditas, e estava ansioso para retornar ao estúdio pela última vez.

De acordo com produtor, Bowie sabia desde novembro que o câncer dele era terminal, mas ele não tinha ideia que tinha tão pouco tempo de vida.

+++ LEIA MAIS: Os 100 melhores discos da década de 2010, segundo a Rolling Stone EUA [LISTA COMPLETA]

"No estágio final, ele estava planejando a sequência de Blackstar". 

"E eu estava animado", continua Visconti. "Eu pensava, e ele pensava, que ele teria alguns meses pelo menos. Obviamente, se estava animado para fazer um novo álbum, ele deve ter pensado que teria mais alguns meses. Então o fim deve ter sido muito súbito. Não tive muita proximidade com isso. Não sei exatamente, mas ele deve ter ficado doente muito rapidamente depois daquela ligação". 

Visconti trabalhou com Bowie de diversas formas desde Space Oddity, de 1969, produzindo vários discos chave, entre eles The Man Who Sold the World (1970), Low (1977), Scary Monsters (and Super Creeps) (1980) e a volta com o disco surpresa The Next Day, de 2013.

Visconti ficou sabendo da doença de Bowie em 2015, quando ele apareceu para as sessões de Blackstar em Nova York. "Ele apareceu logo depois de ter saído de uma sessão de quimioterapia, e não tinha sobrancelhas, e não tinha cabelos na cabeça", diz Visconti.

+++ LEIA MAIS: Box de David Bowie terá gravações caseiras de clássicos do Space Oddity

"E não havia como ele conseguir manter aquilo em segredo para a banda. Mas ele me disse, privadamente, e eu realmente fiquei chocado quando sentamos cara a cara para conversar sobre isso." 

Na metade de 2015, entretanto, o prognóstico de Bowie pareceu melhorar. "Ele estava otimista porque estava fazendo quimioterapia e estava funcionando”, diz Visconti. "E, em certo ponto no meio do ano passado, ele estava conseguindo remover. Eu fiquei animado. Ele estava um pouco apreensivo. Ele disse: ‘Bem, não celebre tão cedo. Por enquanto, estou conseguindo remover, e vamos ver o que acontece’. E ele continuou a quimioterapia. Então eu pensei que ele conseguiria se recuperar. E, em novembro, aquilo repentinamente voltou. Espalhou-se por todo o corpo dele, então não tem como se recuperar disso."

+++ LEIA MAIS: David Bowie: história em quadrinhos sobre a vida do cantor será lançada em 2020

Em novembro, Bowie já havia finalizado Blackstar e Visconti notou o tom de algumas letras e disse a ele: “Você é um filho da puta. Está compondo um álbum de despedida”. Bowie simplesmente riu em resposta. “Ele era tão valente e corajoso”, conta.

"E a energia dele ainda continuava incrível para alguém que tinha câncer. Ele nunca demonstrou medo. Ele estava todo preocupado em fazer este disco". 

Até onde Visconti sabe, os rumores de problemas de saúde ligados ao ataque cardíaco de Bowie em 2004 e o diagnóstico de câncer há 18 meses são falsos.

“Quando encontrei com ele em 2008 ou 2009, ele tinha até ganhado um peso”, acrescenta. "Estava robusto. As bochechas estavam coradas. Ele não estava doente. Ele tinha tomado remédios para o coração. Mas era normal, como muitas pessoas com 50 ou 60 anos tomam medicamentos para o coração e vivem por muitos anos. Ele estava lidando com isso muito, muito bem". No período entre o ataque cardíaco e o lançamento de The Next Day (2013), Bowie chegou a ter aulas de boxe.

+++ LEIA MAIS: Com cocaína, vinho e brigas: Como David Bowie e Freddie Mercury criaram Under Pressure

Quando soube da morte de Bowie, Visconti estava na estrada com Holy Holy, um projeto em tributo a Bowie que inclui o baterista da Spiders From Mars,Mick "Woody" Woodmansey.

"Tivemos que decidir se continuaríamos com a turnê porque estávamos todos abalados". 

Ele continua: "Segunda foi o pior dia da minha vida. Mas conversamos sobre isso e dissemos: ‘Somos músicos, isso é o que fazemos. David gostaria". 

"Tocamos pela primeira vez desde que ele morreu na noite de ontem [terça, 11] para uma plateia muito, muito entusiasmada em Toronto. Havia pessoas chorando, mas tinha pessoas sorrindo, batendo palmas e pulando. Foi uma experiência incrível ser capaz de reconhecê-lo e celebrar a vida dele". 


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'