Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

David Gilmour esbanja solos em "Rattle That Lock", primeiro single do novo álbum

O disco, que leva o nome da faixa, chegará às lojas em 18 de setembro

Redação Publicado em 17/07/2015, às 13h17 - Atualizado às 13h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Gilmour - Reprodução/vídeo
David Gilmour - Reprodução/vídeo

O guitarrista e vocalista do Pink Floyd David Gilmour anunciou na última quinta, 16, a data do lançamento do novo disco. Um dia depois, divulgou a primeira música do trabalho, "Rattle That Lock", que dá nome ao álbum, o primeiro solo dele desde On An Island (2006). O registro chegará às lojas em 18 de setembro.

David Gilmour e Roger Waters revelam por que a frágil colaboração por trás de The Dark Side of the Moon, a obra-prima do Pink Floyd, estava fadada a se desmanchar.

Com letra inspirada no livro de poemas do século 17 Paraíso Perdido, do inglês John Milton, a faixa é marcada pelos inconfundíveis solos de Gilmour, a quem o baixo grooveado e o coro feminino abrem passagem em duas oportunidades, ao longo de quatro minutos e meio de som.

Ouça:

O músico britânico já havia anunciado que "Rattle That Lock" foi inspirada em “quatro notas criadas pelo [designer de som] Michaël Boumendil, notas que precedem anúncios feitos pelo serviço de som de estações de trem da França”.

Galeria: as 10 melhores capas de discos de todos os tempos.

“É um jingle de quarto notas e todas as vezes que eu escutava isso, ele me fazia ter vontade de começar a dançar”, contou Gilmour. A esposa dele, a escritora Polly Samson, contribuiu para a letra. Um videoclipe da música estreará em agosto.

Entenda o lançamento de The Endless River e o fim do Pink Floyd.

Além da canção, foi revelado o conteúdo da edição de luxo do disco Rattle That Lock, com vídeos do guitarrista tocando com o Richard Wright, tecladista do Pink Floyd, com o baixista Guy Pratt e com o baterista Steve DiStanislao, em janeiro de 2007, um ano antes da morte de Wright. Também vão compor o material áudios exclusivos com versões alternativas de "Rattle That Lock”, quatro documentários, dois clipes e o próprio disco em qualidade de som especial.

Rattle That Lock deve ter participações de Phil Manzanera, do Roxy Music, Jools Holland, e de Polly Samson – que já compôs músicas até mesmo para o Pink Floyd.

Em março, através do site oficial, Gilmour informou que começará a excursão em 12 de setembro, em um anfiteatro dos tempos do Império Romano, em Pula, na Croácia, e passará por Itália, França, Alemanha e Inglaterra, em um total de oito concertos.

Em outubro de 2014, ele disse à Rolling Stone EUA: “As coisas estão saindo bem. Algumas faixas não estão prontas e algumas delas serão refeitas. Ainda tem mais alguns meses de trabalho pela frente. Então, pretendo fazer uma turnê pequena. Algo que seja possível para um senhor de 80 anos”.

A mais recente aparição do artista ao vivo aconteceu durante um show do Bombay Bicycle Club, no Earls Court, em Londres, quando tocou o sucesso “Wish You Were Here”, do Pink Floyd, e “Rinse Me Down”, do Bombay Bicycle Club (lembre como foi).

Veja a tracklist de Rattle That Lock:

“5 AM”

“Rattle That Lock”

“Faces Of Stone”

“A Boat Lies Waiting”

“Dancing Right In Front Of Me”

“In Any Tongue”

“Beauty”

“The Girl In The Yellow Dress”

“Today”

“And Then…”