Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

David LaChapelle processa Rihanna pelo clipe de "S&M"

Fotógrafo diz que as imagens do vídeo são “diretamente derivadas” de seu trabalho

Da redação Publicado em 15/02/2011, às 12h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rihanna em cena do polêmico vídeo "S&M", que agora também lhe rendeu um processo - Reprodução/vídeo
Rihanna em cena do polêmico vídeo "S&M", que agora também lhe rendeu um processo - Reprodução/vídeo

O polêmico clipe de "S&M", da Rihanna, continua dando o que falar, após ter sido banido em 11 países. De acordo com a agência Reuters, a cantora está sendo processada pelo fotógrafo David LaChapelle, que a acusa de plágio, afirmando que as imagens do vídeo são "diretamente derivadas" de suas obras.

O norte-americano, que já publicou seu material na Rolling Stone EUA (a capa de Lady Gaga, que também estampou a edição 33 da Rolling Stone Brasil, é dele), acredita que "o videoclipe é derivado diretamente e substancialmente similar ao seu trabalho", declarando que ele copia "a composição, o conceito geral, a sensação, o tom, clima, tema, cores, objetos de cena, cenários, decorações, figurino e iluminação" de suas fotografias.

A ação ainda cita especificamente que Rihanna se apropriou indevidamente de oito fotos suas para criar "S&M", dando como exemplo a cena em que ela está em frente a um fundo azul, de perfil e com um doce na boca.

LaChapelle já fotografou Rihanna no passado, e também dirigiu videoclipes para diversos artistas, entre eles Elton John ("This Train Don't Stop There Anymore", "Original Sin", "All That I'm Allowed" e outros), Amy Winehouse ("Tears Dry on Their Own") e Jennifer Lopez ("Do It Well").

Clique aqui para ver "S&M", dirigido por Melina Matsoukas, que também comandou os clipes de "Rude Boy" e "Hard", ambas faixas do disco Rated R, de Rihanna.