David Prowse, o Darth Vader em Star Wars, morre aos 85 anos

A causa da morte não foi divulgada

Redação Publicado em 29/11/2020, às 09h22

None
David Prowse (Foto: Getty Images / Carlos Alvarez)

David Prowse, responsável por dar vida ao lendário vilão Darth Vader na trilogia original de Star Wars, morreu aos 85 anos neste domingo, 29, de acordo com informações da NME. A causa da morte não foi divulgada e o que se sabe é que o ator sofria com uma “breve doença”. 

A notícia foi confirmada pelo agente Thomas Bowington nas redes sociais. Em uma postagem do Twitter, ele escreveu: “É com grande pesar e uma tristeza de partir o coração para nós e milhares de fãs ao redor do mundo, que anunciamos que nosso cliente Dave Prowse M.B.E. faleceu aos 85 anos”. 

Antes de se tornar ator, Prowse ganhou destaque como fisiculturista e chegou a representar a Inglaterra nos Jogos da Commonwealth na década de 1960, segundo a BBC News. Prowse ainda foi o responsável por preparar Christopher Reeve para o papel do Superman, personagem que interpretou nos anos 1970 e 1980.  

Prowse estreou nos cinemas na paródia de James Bond, Casino Royale (1967), como Frankstein. Mais tarde, o ator retomou este papel nos filmes The Horror of Frankenstein(1970) e Frankenstein and the Monster From Hell (1974). 

Em 50 anos de carreira nos cinemas e na televisão, Prowse participou de diversas grandes produções, como Laranja Mecânica (1971), Doctor Who (1972). Depois de ver a atuação de Prowse no longa-metragem de Stanley Kubrick, George Lucas convidou o artista para fazer teste para os papéis de Darth Vader e Chewbacca

Apesar de Prowse ter interpretado o icônico vilão deStar Wars emUma Nova Esperança(1977),   OO Império Contra-Ataca (1980) e oO Retorno de Jedi(1983), ele não foi responsável por dar voz ao personagem por causa do forte sotaque. Então, a figura de Prowse comoDarth Vader  foi dublada por James Earl Jones.

Por quase quatro décadas, Prowse participou de eventos relacionados à franquia, mas, segundo rumores, ele foi banido em 2010 após ter desentendimentos com Lucas, de acordo com o G1.

Prowse interpretou muitos monstros e vilões históricos, mas costumava dizer que o “melhor trabalho que já teve” foi o papel de Green Cross Code Man em uma campanha de segurança para o trânsito. 


+++ FROID: 'QUERO CHEGAR A UM NÍVEL POPULAR' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL