De Billie Eilish a Rihanna: confira 6 documentários musicais para assistir em 2021 [LISTA]

Documentários sobre música continuarão sendo uma ótima forma de conectar artistas e fãs em período de pandemia

Redação Publicado em 29/12/2020, às 16h19 - Atualizado às 16h56

None
Billie Eilish no Lollapalooza Berlin (Foto: Britta Pedersen/DPA/AP Images)

Da mesma forma como foi em 2020, os documentários musicais continuarão sendo um bom negócio para os artistas divulgarem suas artes - e ganharem um bom dinheiro - em 2021, já que devido à pandemia do coronavírus, os mesmos foram impossibilitados de realizar turnês e propagar suas obras. 

Neste ano, tivemos grandes produções que abasteceram os catálogos das plataformas de streaming. Títulos como Miss Americana, da Taylor Swift, AmarElo - É Tudo Pra Ontem, do Emicida, Blackpink: Light Up The Sky, Hip Hop Evolution e Por Trás Daquele Som fizeram a alegria dos fãs e amantes de música que foram obrigados a ficar em casa na maior parte do tempo. 

De olho em 2021, o site Deadline listou os documentários musicais mais esperados que vão pintar nas telinhas de streaming e nos cinemas, e escolhemos alguns que consideramos imperdíveis, como o filme o sobre a Billie Eilish, o dos Beatles dirigido por Peter Jackson, da Rihanna, Tina Turner, Velvet Underground e muitos outros. Confira: 

+++LEIA MAIS: 5 documentários que mostram bastidores de discos [LISTA]

Billie Eilish: The World’s A Little Blurry

Aos 19 anos e com apenas um álbum lançado, o premiado When We All Fall Asleep, Where Do We Go? (2019), Billie Eilish é a mais nova cantora a ter a vida exibida em um documentário. Com direção de R.J. Cutler, Billie Eilish: The World’s a Little Blurry mostrará um pouco da intimidade do fenômeno teen que conquistou o mundo com músicas pop intimistas, letras pessoais e atitude de "não estou nem aí".  

Curiosidade: A Apple TV+ pagou US $ 26 milhões (R$ 134 milhões na cotação desta terça, 29) pelo documentário.

Estreia: 26 de fevereiro de 2021

Onde: Apple TV+


The Beatles: Get Back

Dirigido por Peter Jackson, da trilogia O Senhor dos Anéis, The Beatles: Get Back chegará para reverter a má impressão deixada no documentário Let It Be (1970), de Michael Lindsay-Hogg, que mostrava uma banda desunida prestes a se separar. 

Na primeira amostra, divulgada no início deste mês, o telespectador encontra um grupo sorridente e que se divertia enquanto gravava o derradeiro álbum da carreira, Let It Be, em 1970. Para isso, Jackson teve acesso a cerca de 56 horas de filmagens nunca antes vistas, com a total benção de Paul McCartney, Yoko Ono e Olivia Harrison, viúva de George Harrison

Estreia: 27 de agosto de 2021

Onde: nos cinemas.


Paul McCartney  x  Rick Rubin 

The Beatles: Get Back não é o único projeto documental de Paul McCartney para 2021. O músico se juntou a Rick Rubin, famoso produtor dos Beastie Boys e Johnny Cash, em uma série divida em seis partes e ainda sem título oficial.

O projeto fará uma viagem mágica e misteriosa sobre a jornada musical de McCartney, com o baixista falando sobre o seu tempo nos Beatles e em carreira solo, além de dar detalhes de sua vida pessoal.

 A direção é de Frank Marshall, que fez o documentário The Bee Gees: How Can You Mend a Broken Heart, e de Jeff Pollack, produtor de All or Nothing At All, série sobreFrank Sinatra.

Estreia: em breve.

Onde: não informado.


Tina Turner

Tina Turner (Foto: AP)

Quem ganhará um documentário em 2021 - que está sendo muito esperado, por sinal - é a estrela de Private Dancer, Tina Turner. Dirigido por T.J. Martin e Dan Lindsay, e produzido por Simon e Jonathan Chinn, o filme vai contar a história da cantora desde o seu início no duo Ike & Tina Turner, até se tornar uma das artistas solo que mais vendeu discos no mundo. O seu tumultuado casamento com Ike Turner também será abordado.

Estreia: sem data 

Onde: HBO nos Estados Unidos, e Sky no Reino Unido. 


Rihanna

Rihanna (Foto: François Mori/ AP)

O diretor Peter Berg, que trabalhou com Rihanna no filme Battleship - A Batalha dos Mares, em 2012, está à frente desse tão esperado documentário sobre a estrela pop de Barbados. Ainda sem nome e sem data de estreia divulgada, a produção explorará a vida da cantora, que também é atriz e empreendedora da linha de beleza Fenty Beauty. 

Peter Berg vem trabalhando há 4 anos no documentário e tem viajado com a dona do hit Umbrella ao redor do mundo. Até o momento, 1.200 horas de filmagens foram captadas.  

Estreia: sem data

Onde: Amazon Prime


The Velvet Underground

Velvet Underground (Foto: Reprodução)

Por último, mas não menos importante, esse documentário dirigido por Todd Haynes, de Velvet Goldmine (1998), narrará o início do movimento punk em Nova York exibindo a história da banda Velvet Underground, que tinha na formação os geniais e únicos Lou Reed, Nico e John Cale.

A produção mostrará imagens nunca vistas antes captadas no estúdio The Factory, do ícone da pop art Andy Warhol, e local onde o grupo se apresentava regularmente recebendo nomes importantes como Bob Dylan e Mick Jagger.

Estreia: sem data

Onde: Apple TV+ 

+++LEIA MAIS: 6 documentários sobre música lançados no streaming em 2020


+++SHOWS QUE PERDEMOS EM 2020 | ROLLING STONE BRASIL