Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

De La Soul disponibiliza catálogo completo de graça

Grupo pioneiro de hip-hop também lançará músicas novas

Rolling Stone EUA Publicado em 14/02/2014, às 16h02 - Atualizado às 17h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
. - Reprodução/Facebook
. - Reprodução/Facebook

Em homenagem ao aniversário de 25 anos do álbum de estreia 3 Feet High, no mês que vem, o De La Soul vai disponibilizar todo o catálogo do grupo para download gratuito por 25 horas, no site oficial. A festa do download começará nesta sexta, 14, às 14h e terminará no sábado, 15, às 15h (horário de Brasília).

As dez maiores brigas da história do rap.

“Trata-se de permitir que nossos fãs, que procuram e tentam encontrar nossa música, tenham acesso a ela”, disse o integrante do De La Soul Posdnuos à Rolling Stone EUA. “Há muito tempo que os nossos fãs não têm acesso a tudo. Essa é a nossa maneira de mostrar a eles o quanto os amamos.”

As mesmas coisas que fizeram com que 3 Feet High e os outros álbuns do De La fossem tão influentes – o uso criativo de samples que não foram totalmente licenciados – impediu também o trabalho do grupo de estar em muitas plataformas digitais. “Tem sido uma jornada desafiadora”, admite Posdnuos. “Nós somos abençoados por estarmos na Biblioteca do Congresso norte-americano, mas não conseguimos disponibilizar nossa música nem no iTunes. Nós trabalhamos todos os dias para resolver isso.” O rapper culpa as frequentes mudanças de pessoal nas gravadoras e a as confusões nos jargões dos contratos velhos pelo atraso na “limpeza” do catálogo.

Esse lançamento é o primeiro de muitos projetos. Em algumas semanas, eles vão postar novas músicas no site, sendo que You're Welcome, o primeiro álbum deles desde The Grind Date, de 2004, deve ser lançado no primeiro semestre. No mês que vem, haverá o lançamento de Preemium Soul on the Rocks, um EP de seis músicas, com três faixas do DJ Premier e três de Pete Rock. O grupo também está planejando uma viagem para Detroit para trabalhar em uma faixa inédita de J Dilla, o prolífico produtor que morreu em 2006. “Dilla era o Tupac dos produtores”, disse Posdnuos. "Ele tem tantas coisas que não foram lançadas, que ninguém ouviu. A família dele sabe o quão vital e importante era a música dele para o nosso trabalho.”

Questionado sobre o status de You're Welcome, um álbum originalmente previsto para ser lançado no ano passado, Posdnuos disse que está “ficando incrível”, mas culpa autocrítica pelo atraso. “Nós temos toneladas de músicas, mas nós somos os nossos piores críticos”, admitiu o rapper. “Certos grupos têm gente demais que só aprova tudo e diz sim para tudo. No nosso grupo, temos 'não, senhores' demais. Quando analisamos algumas coisas que já fizemos, dissemos, ‘Yo, nós só precisamos lançar’. O disco ainda se chama You're Welcome, mas também temos um outro álbum no qual estamos trabalhando que... ah, queria poder falar sobre ele.”

Depois de 25 anos de carreira, o grupo está pronto, ainda que cauteloso, para adotar um cronograma “mais é melhor” que permeia a carreira de seus colegas. “Nós estamos passando para o modo de dar constantemente novas músicas às pessoas”, disse Posdnuos. “Eu serei o primeiro a dizer que nem todo mundo consegue. Você pode lançar uma nova mixtape toda a semana, mas isso pode pode diluir o que você está lançando porque não teve tempo o suficiente para ver o que está acontecendo com a sua vida para escrever uma coisa de um ângulo diferente. Nós ficamos muito tempo sem lançar um álbum. Está mais do que na hora de começar a lançar material, simplesmente porque ele existe.”