Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

De Red Hot Chili Peppers a Britney Spears: 11 discos que completam 20 anos em 2019 [LISTA]

1999 foi um ano de revelações, retornos e muita experimentação

Redação Publicado em 24/01/2019, às 08h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Britney Spears no clipe de Baby One More Time (Foto:Reprodução)
Britney Spears no clipe de Baby One More Time (Foto:Reprodução)

O ano de 1999 foi, para dizer o mínimo, musicalmente revelador, diversificado e explosivo. Bandas veteranas retornavam com novas composições explorando novas sonoridades (peculiar e coincidentemente, muitos grupos lançaram seus terceiros discos durante esse ano), artistas novos eram brutalmente arremessados instantaneamente para o status de sensação global e clássicos se instauraram na história da música.

Veja abaixo a nossa lista com 11 discos que completam duas décadas de existência em 2019.

Red Hot Chili Peppers - Californication
Disco que marcou a volta definitiva (por tempo limitado) de John Frusciante como guitarrista do quarteto e a consequente mudança na sonoridade da banda. Californication é o álbum mais bem-sucedido comercialmente de toda a discografia do RHCP e faz parte dos 200 álbuns definitivos no Hall da Fama do Rock.


Britney Spears - ...Baby One More Time
Disco de estreia daquela que viria a ser uma das maiores estrelas do pop (também dona de um dos surtos mais icônicos da música), e responsável por um dos maiores hits de todos os tempos, com uma das melodias e letras mais grudenta de toda a história da indústria fonográfica. O trabalho atingiu o topo de muitas paradas mundiais e lançou Britney direto para a fama.


Blur -13
Sexto álbum da banda de britpop comandada por Damon Albarn. 13 traz um Blur um pouco mais experimental e artístico, como pode ser visto no single "Coffee And TV". Essa nova direção, proposta principalmente pelo vocalista, gerou desentendimentos e algumas brigas entre os integrantes.


Rage Against the Machine - TheBattle of Los Angeles
Terceiro dos quatro álbuns lançados pela banda, e o último a ser composto apenas por músicas inéditas. O simples fato de "Guerilla Radio", segunda faixa do disco, ter entrado para a trilha sonora do jogo de videogame Tony Hawk's Pro Skater 2 (franquia conhecida por incorporar clássicos do rock), já diz muito.  


Jennifer Lopez - On the 6
Outro disco de estreia na lista, responsável por catapultar a carreira de JLo, que já atuava em filmes de baixo orçamento. O nome do álbum é uma homenagem à linha 6 do metrô de Nova York, que a cantora usava para ir trabalhar em Manhattan.
Fato curioso: inicialmente, ela queria fazer um disco com canções em espanhol, mas foi aconselhada a abandonar a ideia, pois grandes nomes da indústria da época consideraram que seria um fracasso e não venderia.


Backstreet Boys - Millennium
Indicado a cinco prêmios Grammy e o disco de maior sucesso dos BSB (só no Brasil foram mais de 500 mil cópias). Pode ter certeza de uma coisa: qualquer um que tenha vivido durante a explosão dessa boyband e disser que não sabe cantar pelo menos o refrão de "I Want it that Way" está mentindo.


Korn - Issues
Não só de astros e estrelas do pop viveu os anos 1990 e começo dos anos 2000. O nu metal se tornou um gênero amplamente popular entre os mais revoltados com a vida, ganhando destaque com nomes como KornRage Against the MachineLimp Bizkit (que também lançou em 1999 o conhecido Significant Other, mas achamos que dois nu metal na lista já seria o suficiente).


Blink 182 - Enema of the State 
A banda de pop punk que mais fez os jovens acharem que eram punks chegou em 1999 com seu terceiro disco, que veio recheado de músicas que se tornariam hits inegavelmente presentes na setlist de todos os próximos shows do trio, como o hino "All the Small Things", "What's My Age Again?", "The Party Song" e a sombria "Adam's Song".


Incubus - Make Yourself
Se você faz parte de um grupo não tão seleto que, por algum motivo, passou pelos anos 1990 sem conhecer o Incubus, não se sinta mal, mas possivelmente você já ouviu o hit "Drive" em alguma rádio ou já viu algum amigo tocando no Guitar Hero. Indepentente disso, a banda de rock alternativo alcançou grande sucesso com Make Yourself.


Eminem - The Slim Shady LP
Segundo álbum de estúdio do rapper norte-americano e o seu primeiro em uma grande gravadora. Com produção de Dr. Dre, que viria a ser um parceiro e colaborador de longa data, Eminem apresenta nesse disco algumas de suas letras mais pesadas, explícitas e perturbadoras. A capa em si já ilustra bastante a pegada das músicas.


Missy Elliott - Da Real World
Considerado um de seus trabalhos mais sombrios, o disco conta com participações de nomes de peso do rap como Big Boi (metade da dupla OutKast), Lil Kim, Redman e até do Eminem, que na época ainda era iniciante. Com mais de 131 mil cópias vendidas na primeira semana, Da Real World é o segundo disco da MC, e também o segundo consecutivo dela a entrar para o Top 10 da época.