Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

De True Detective a The OA: 6 séries inspiradas em Twin Peaks, de David Lynch

A produção do consagrado diretor influencia até hoje as produções televisivas norte-americanas

Redação Publicado em 27/12/2019, às 14h28 - Atualizado às 14h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
True Detective e The OA (Foto: Reprodução)
True Detective e The OA (Foto: Reprodução)

David Lynch se consagrou na indústria cinematográfica com produções inovadoras como Blue Valentine e Twins Peaks, que foi uma das primeiras séries de televisão a participar do renomado Festival de Cannes.

Criada por Lynche Mark Frost, a série começa com a morte de Laura Palmer, na cidade de Twin Peaks. Ao longo da investigação, o agente do FBI, Dale Cooper, e o xerife Harry Truman descobrem segredos, que revelam a participação de diversos moradores no misterioso caso.

A narrativa e o formato de exibição da série gerou tanto impacto na história da televisão que, até os dias de hoje, ela influencia a criação de novas produções, como True Detective e The OA.

Confira 6 séries inspiradas em Twin Peaks:

The Carnivàle

Como a série de Lynch, The Carnivàle utiliza uma linguagem lúdica e sombria para narrar a história de uma companhia de circo durante a Grande Depressão. Além disso, o elenco da série contou com Michael J. Anderson, que participou de diversos projetos do consagrado diretor.

+++ LEIA MAIS: Twin Peaks: vídeo leva quase 4,5 horas para explicar todos os segredos da série [VÍDEO]


Desperate Housewives


Desperate Housewives cria uma comédia por meio de uma narrativa dramática e sombria sobre o suicídio de uma das integrantes de um grupo de donas-de-casa e o impacto da morte dessa personagem no subúrbio de Wisteria.

+++ LEIA MAIS: David Lynch transforma Twin Peaks em game de realidade virtual


Hannibal


A série de televisão sobre o serial killer canibal, Hannibal Lecter, apresenta uma atmosfera sombria e ameaçadora no mesmo nível da produção de Lynch. Com Mads Mikkelsen e Hugh Dancy no elenco, Hannibalé considerada uma das melhores séries avaliadas pelo site IMDb.

+++ LEIA MAIS: Escola onde foi gravada Twin Peaks será demolida


The OA


Aclamada pela crítica, The OA, conta a história de Praire Johnson, uma garota cega que desaparece e retorna 7 anos depois sem nenhum tipo de deficiência visual. Ao longo de duas temporadas, os pais da personagem ao lado do FBI tentam descobrir os segredos que Praire guarda sobre o período em que sumiu.

+++ LEIA MAIS: Eddie Vedder canta “Out of Sand” no mais recente episódio de Twin Peaks; assista


Riverdale

É possível observar diversas influências de Twin Peaks em Riverdale, desde o cenário de uma pequena cidade cheia de segredos até os inúmeros casos de mortes misteriosas. Além disso, Mädchen Amick, que interpreta a mãe de Betty, também participou da série lendária dos anos 1990.

+++ LEIA MAIS: David Bowie “volta à vida” e recebe homenagem em novo episódio de Twin Peaks


True Detective

True Detective é outra produção em que a narrativa gira em volta de uma pequena cidade instigante, detetives e investigações. Segundo o site Screen Rant, a “brilhante” série protagonizada por Matthew McConaughey, Woody Harrelson e Mahershala Alipoderia ter sido facilmente escrita por Lynch.

+++ LEIA MAIS: Assista ao elenco de Twin Peaks falando sobre a volta da série


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'