Deezer lança aplicativo que relembra era de ouro das mixtapes

A aplicação 'Mixtape' permite ao usuário montar uma playlist e compartilhar o conteúdo

Redação Publicado em 07/02/2015, às 12h11

mixtape
Divulgação

Em tempos de informação instantânea e música digital, a cultura da mixtape parecia abandonada no século XX. Apenas parecia. A Deezer acaba de lançar de um aplicativo que permite ao usuário criar minuciosamente mixtapes, assim como na era de ouro das fitas cassetes.

Caribou divulga mixtape com mais de mil músicas; ouça

O aplicativo Mixtape – já disponível no Brasil – pode ser utilizado por usuários gratuitos ou assinantes do serviço. É necessário, entretanto, se cadastrar no Deezer. No livro Alta Fidelidade, de Nick Horby, o protagonista Rob Fleming descreve a complexidade de se criar uma mixtape: "É como escrever uma carta – há muito o que apagar, repensar e começar de novo. Criar uma boa compilação, como terminar um relacionamento, é muito difícil", explica Fleming.

Para criar uma mixtape, o interessado deve primeiro criar uma playlist na plataforma, depois é possível enviar via e-mail para o destinatário (apenas um por vez). As mixtapes recebidas podem ser compartilhadas via Facebook, Twitter ou Google+.

Anthrax deve contribuir com mixtape de Game of Thrones.

Criar uma mixtape, no entanto, não é uma tarefa tão fácil assim. É preciso selecionar as músicas cuidadosamente, traçar um objetivo e ter em mente o que agradaria ao destinatário, diz um tutorial divulgado no site da empresa.