Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Demitido, Dante Mantovani, que disse que ‘os Beatles foram invenção socialista para fazer garotas abortar’, volta a ser presidente da Funarte

Maestro foi exonerado do cargo, em março, por Regina Duarte

Redação Publicado em 05/05/2020, às 09h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dante Mantovani (Foto: Reprodução/YouTube)
Dante Mantovani (Foto: Reprodução/YouTube)

Dante Henrique Mantovani retornou à presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte), dois meses ser demitido do cargo por Regina Duarte, Secretária de Cultura do governo de Jair Bolsonaro. A readmissão do maestro foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça, 5, por decisão de Walter Souza Braga Netto, ministro da Casa Civil. 

Nomeado para o cargo pela primeira vez por Roberto Alvim, em dezembro de 2019, Mantovani chamou atenção pelo conteúdo produzido no canal próprio do YouTube, com vídeos de apoio a teorias da conspiração, algumas relacionadas a determinados gêneros musicais. 

+++ LEIA MAIS: José de Abreu desafia Regina Duarte para debate 'sobre política, cultura, Rouanet' e pergunta: 'Topa, apoiadora de fascista?'

“O rock ativa a droga, que ativa o sexo, que ativa a indústria do aborto”, alegou em um registro. "A indústria do aborto por sua vez alimenta uma coisa muito mais pesada que é o satanismo”. Outra teoria apontava os Beatles como “agentes infiltrados” marxistas, na missão de “desestabilizar a juventude americana”. 

Em edital do Prêmio de Apoio a Bandas de Música 2020, de janeiro, para premiar bandas com instrumentos de sopro, o concurso proibia a participação de alguns grupos, como “bandas de rock”. Em nota de esclarecimento após a polêmica, a Funarte explicou que não se tratava de “uma novidade da gestão Dante Mantovani", e os requisitos eram idênticos aos anos anteriores. 

+++ LEIA MAIS: Panelaço contra Bolsonaro ‘atrapalha’ filmagens de filme pornô no Rio de Janeiro

Em vídeo publicado em abril, Mantovani falou sobre a polêmica. "Me pintaram como um louco, um palhaço e retardado. (...) Não foi uma declaração, quando rgavei aquele vídeo, estava me dirigindo a alunos, era uma explicação de livros de outros autores", explicou. "Se eu, enquanto representante do Estado, falasse 'Olha, o rock é isso e isso', seria uma declaração, mas não foi o caso."


+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO