Depois de seis anos, Amazônia bate recorde de desmatamento em março

Março de 2021 bateu recorde de desmatamento para o mês: foram 367,61 km²

Redação Publicado em 09/04/2021, às 18h00

None
Desmatamento da Amazônia (Foto: Victor Moriyama/Getty Images

O desmatamento na Amazônia bateu recorde em março de 2021. Segundo histórico do Deter, sistema de monitoramento de desmate do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em seis anos, foi a maior área de km² de floresta destruída no mês. As informações são da Folha de São Paulo.

Segundo dados do Inpe divulgados nesta sexta, 9 de abril, foram 367,61 km² de desmatamento. A maior área de desmate divulgada anteriormente foi de 356,6 km² em 2018 e 326,49 km²  em 2020.

+++LEIA MAIS: ‘De que lado você está: Amazônia ou Bolsonaro?’, questiona Mark Ruffalo ao divulgar vídeo sobre desmatamento

A destruição da floresta em março cresceu 12,6% em relação ao mesmo mês em 2020. Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, conforme noticiado pela Folha, o ano de 2020 foi o que atingiu os maiores índices de desmatamento nos últimos 12 anos.

Segundo o G1, o Greenpeace comentou o recorde de desmatamento na Amazônia e citou o atual governo como responsável por um "aumento histórico do desmatamento com taxas anuais não observadas desde 2008, com 9% de aumento em 2020 comparado ao ano de 2019".

+++LEIA MAIS: Bolsonaro: 'É uma mentira essa história de que a Amazônia arde em fogo'

Cristiane Mazzetti, Gestora Ambiental do Greenpeace, disse ao G1: “Voltamos à era dos grandes desmatamentos e em meio a medidas que promovem o desmatamento na Amazônia e premiam os criminosos, o Deter de março é mais um motivo para que o governo Biden não assine um ‘cheque em branco’ com o governo de Bolsonaro.”

A entidade lembrou algumas das medidas tomadas durante o governo Bolsonaro que facilitam o desmatamento da Amazônia, como paralisação do Fundo Amazônia e corte de recursos para a proteção do meio ambiente.

+++LEIA MAIS: Governo de Bolsonaro é alvo de protestos no mundo todo por conta da Amazônia


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA