Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Depois do The Who, quais artistas britânicos merecem ser homenageados na Calçada da Fama da Música em Londres?

A cada ano, 20 grupos e pessoas influentes da indústria musical serão homenageadas

Malu Rodrigues Publicado em 24/11/2019, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ozzy Osbourne, David Bowie e Freddie Mercury (Foto 1: Henny Ray Abrams/AP/ Foto 2: Divulgação/ Foto 3: AP)
Ozzy Osbourne, David Bowie e Freddie Mercury (Foto 1: Henny Ray Abrams/AP/ Foto 2: Divulgação/ Foto 3: AP)

Nesta terça, 19, os integrantes do The Who foram os primeiros a serem homenageados e receberem uma placa na Calçada da Fama da Música em Londres - atração inaugurada no mesmo dia. 

A partir de agora, vários artistas consagrados poderão ser incluídos na caçada e ganhar a placa no formato de um gravador de música. A cada ano, 20 grupos e pessoas influentes da indústria musical serão homenageadas.

+++LEIA MAIS: Como The Who inspirou os Beatles a gravar Helter Skelter?

Os organizadores comunicaram à imprensa que os artistas serão escolhidos por uma comissão e entrarão em diversas categorias: ícone, inovador, inspiração, indústria, herói anônimo e artista do ano.

Além do The Who, muitos artistas britânicos merecem conquistar o tributo no país natal. A história de algumas personalidades como David Bowie, Pink Floyd e Led Zeppelin.

+++LISTA: 8 discos de rock que a Rolling Stone amou nos anos 1970, mas você nunca ouviu falar [LISTA]

Separamos 13 artistas britânicos que poderiam ganhar uma placa na Calçada da Fama da Música em Londres. Confira: 


Beatles

O quarteto de Liverpool é indiscutivelmente uma das maiores bandas do mundo. George Harrison, Ringo Starr, Paul McCartney e John Lennon são músicos influentes e merecem uma placa na calçada pelos trabalhos produzidos. A discografia do grupo é tão genial que o último álbum gravado pelo Fab Four, Abbey Road, ocupa o 12º lugar da lista de 200 álbuns definitivos no Hall da Fama do Rock, e o 14º nos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos, ranking da Rolling Stone.

+++ LEIA MAIS: 50 anos depois, Abbey Road, dos Beatles, volta a ser extremamente popular


David Bowie

O músico explodiu na cena do rock em meados dos anos 1960, em Londres, depois do lançamento da música que o fez ter sucesso, “Space Oddity”. Bowie é um dos artistas mais inovadores da indústria musical.

+++ LEIA MAIS: David Bowie: história em quadrinhos sobre a vida do cantor será lançada em 2020


Elton John

Elton John marcou a trajetória britânica com mais de 30 álbuns de estúdios gravados. O cantor continua influenciando a indústria, e neste ano foi lançado o filme Rocketman, o qual conta a história do músico.

+++ LEIA MAIS: Elton John relembra encontro com Elvis Presley que o levou a prever a morte do cantor


Led Zeppelin

O grupo de rock formado em 1968 trouxe o experimentalismo, a inovação e o começo do heavy metal para a indústria. Os integrantes Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham com certeza merecem ter um lugar na Calçada de Londres.

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page explica porque o Led Zeppelin é a melhor banda do mundo


The Rolling Stones

A rebeldia e genialidade dos Rolling Stones conquistaram o mundo nos anos 1970. Em 2013, a Rolling Stone EUA posicionou a banda em 4º lugar na lista dos “100 Maiores Artistas de Todos os Tempos”. 

+++ LEIA MAIS: Há 50 anos, os Rolling Stones criavam um circo roqueiro na TV com Lennon, Clapton, The Who e se despediam de Brian Jones


Eric Clapton

Eric Clapton é um músico famoso pelo talento com a guitarra. Ele começou a carreira em 1962, e no ano seguinte se juntou ao grupo de rock Yardbirds. Após dois anos, o britânico entrou para o Bluesbreakers e depois para o Cream. A carreira solo de Clapton começou apenas em 1970. Na trajetória musical, o músico vendeu mais de 100 milhões de discos solos ao redor do mundo e apareceu três vezes no Hall da Fama do Rock.

+++ LEIA MAIS: Como Eric Clapton reagiu ao ser chamado para entrar nos Beatles por John Lennon?


Billy Idol

O músico fez sucesso na indústria com o estilo punk rock nos anos 1970. Inovou o estilo dentro da banda Generation X, e depois partiu para uma carreira solo de sucesso nos anos 1980.

+++ LEIA MAIS: Julie & Gent se junta à turma de Billy Idol e Angélica com a doce e surpreendente música "Enquanto Você Não Está"; assista


Radiohead

O experimentalismo e as letras pesadas do Radioheadmarcaram a música dos anos 1990. A qualidade da banda inglesa é alta, e o disco Kid A (2000) foi considerado pelos críticos da Rolling Stone EUA, da Pitchfork e do Times o melhor álbum da década.

+++ LEIA MAIS: Radiohead: 7 músicas incríveis que você provavelmente nunca ouviu


Queen

Formada em 1970, a banda misturou com primor diferentes estilos musicais, como rock, pop, clássico, rock progressivo e metal. O Queen é um dos grupos mais influentes que já existiram. Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon merecem a homenagem.

+++ LEIA MAIS: Qual música do Queen mais emocionava a mãe de Freddie Mercury após morte do cantor?


Pink Floyd

O líder do rock progressivo ganhou notoriedade nos anos 1960 com as letras filosóficas e o experimentalismo. O disco The Wallfoi um marco na indústria, e comemora 40 anos em 2019 com 26 faixas e o hino "Another Brick in the Wall, Part 2".

+++ LEIA MAIS: David Gilmour não nega reunião com Pink Floyd, mas também não menciona Roger Waters


Fleetwood Mac

A sonoridade suave e bem produzida do Fleetwood Mac é o que torna a banda uma das mais conhecidas da história britânica. As mudanças de estilos do grupo ao longos dos anos 1960 e 1970 mostra a genialidade da banda.

+++ LEIA MAIS: Fleetwood Mac: 10 coisas que você não sabia sobre o disco Tusk


The Clash

O quarteto punk com inspirações no rockabilly, R&B, honky-tonk e reggae mostrou para o mundo músicas com cunho poĺítico. A rebeldia do grupo resultou em um dos maiores discos dos anos 1980, o icônico London Calling

+++ LEIA MAIS: Como o The Clash se tornou imortal com o disco London Calling, lançado há 40 anos


Black Sabbath

O lançamento do primeiro disco do grupo, Black Sabbath, em 1970, marcou o surgimento do heavy metal. A influência da banda no cenário musical é gigante. 

+++ LEIA MAIS: Black Sabbath anuncia duas músicas inéditas em novo e raro box de vinis clássicos