Depois do The Who, quais artistas britânicos merecem ser homenageados na Calçada da Fama da Música em Londres?

A cada ano, 20 grupos e pessoas influentes da indústria musical serão homenageadas

Malu Rodrigues Publicado em 24/11/2019, às 15h00

None
Ozzy Osbourne, David Bowie e Freddie Mercury (Foto 1: Henny Ray Abrams/AP/ Foto 2: Divulgação/ Foto 3: AP)

Nesta terça, 19, os integrantes do The Who foram os primeiros a serem homenageados e receberem uma placa na Calçada da Fama da Música em Londres - atração inaugurada no mesmo dia. 

A partir de agora, vários artistas consagrados poderão ser incluídos na caçada e ganhar a placa no formato de um gravador de música. A cada ano, 20 grupos e pessoas influentes da indústria musical serão homenageadas.

+++LEIA MAIS: Como The Who inspirou os Beatles a gravar Helter Skelter?

Os organizadores comunicaram à imprensa que os artistas serão escolhidos por uma comissão e entrarão em diversas categorias: ícone, inovador, inspiração, indústria, herói anônimo e artista do ano.

Além do The Who, muitos artistas britânicos merecem conquistar o tributo no país natal. A história de algumas personalidades como David Bowie, Pink Floyd e Led Zeppelin.

+++LISTA: 8 discos de rock que a Rolling Stone amou nos anos 1970, mas você nunca ouviu falar [LISTA]

Separamos 13 artistas britânicos que poderiam ganhar uma placa na Calçada da Fama da Música em Londres. Confira: 


Beatles

O quarteto de Liverpool é indiscutivelmente uma das maiores bandas do mundo. George Harrison, Ringo Starr, Paul McCartney e John Lennon são músicos influentes e merecem uma placa na calçada pelos trabalhos produzidos. A discografia do grupo é tão genial que o último álbum gravado pelo Fab Four, Abbey Road, ocupa o 12º lugar da lista de 200 álbuns definitivos no Hall da Fama do Rock, e o 14º nos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos, ranking da Rolling Stone.

+++ LEIA MAIS: 50 anos depois, Abbey Road, dos Beatles, volta a ser extremamente popular


David Bowie

O músico explodiu na cena do rock em meados dos anos 1960, em Londres, depois do lançamento da música que o fez ter sucesso, “Space Oddity”. Bowie é um dos artistas mais inovadores da indústria musical.

+++ LEIA MAIS: David Bowie: história em quadrinhos sobre a vida do cantor será lançada em 2020


Elton John

Elton John marcou a trajetória britânica com mais de 30 álbuns de estúdios gravados. O cantor continua influenciando a indústria, e neste ano foi lançado o filme Rocketman, o qual conta a história do músico.

+++ LEIA MAIS: Elton John relembra encontro com Elvis Presley que o levou a prever a morte do cantor


Led Zeppelin

O grupo de rock formado em 1968 trouxe o experimentalismo, a inovação e o começo do heavy metal para a indústria. Os integrantes Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham com certeza merecem ter um lugar na Calçada de Londres.

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page explica porque o Led Zeppelin é a melhor banda do mundo


The Rolling Stones

A rebeldia e genialidade dos Rolling Stones conquistaram o mundo nos anos 1970. Em 2013, a Rolling Stone EUA posicionou a banda em 4º lugar na lista dos “100 Maiores Artistas de Todos os Tempos”. 

+++ LEIA MAIS: Há 50 anos, os Rolling Stones criavam um circo roqueiro na TV com Lennon, Clapton, The Who e se despediam de Brian Jones


Eric Clapton

Eric Clapton é um músico famoso pelo talento com a guitarra. Ele começou a carreira em 1962, e no ano seguinte se juntou ao grupo de rock Yardbirds. Após dois anos, o britânico entrou para o Bluesbreakers e depois para o Cream. A carreira solo de Clapton começou apenas em 1970. Na trajetória musical, o músico vendeu mais de 100 milhões de discos solos ao redor do mundo e apareceu três vezes no Hall da Fama do Rock.

+++ LEIA MAIS: Como Eric Clapton reagiu ao ser chamado para entrar nos Beatles por John Lennon?


Billy Idol

O músico fez sucesso na indústria com o estilo punk rock nos anos 1970. Inovou o estilo dentro da banda Generation X, e depois partiu para uma carreira solo de sucesso nos anos 1980.

+++ LEIA MAIS: Julie & Gent se junta à turma de Billy Idol e Angélica com a doce e surpreendente música "Enquanto Você Não Está"; assista


Radiohead

O experimentalismo e as letras pesadas do Radioheadmarcaram a música dos anos 1990. A qualidade da banda inglesa é alta, e o disco Kid A (2000) foi considerado pelos críticos da Rolling Stone EUA, da Pitchfork e do Times o melhor álbum da década.

+++ LEIA MAIS: Radiohead: 7 músicas incríveis que você provavelmente nunca ouviu


Queen

Formada em 1970, a banda misturou com primor diferentes estilos musicais, como rock, pop, clássico, rock progressivo e metal. O Queen é um dos grupos mais influentes que já existiram. Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon merecem a homenagem.

+++ LEIA MAIS: Qual música do Queen mais emocionava a mãe de Freddie Mercury após morte do cantor?


Pink Floyd

O líder do rock progressivo ganhou notoriedade nos anos 1960 com as letras filosóficas e o experimentalismo. O disco The Wallfoi um marco na indústria, e comemora 40 anos em 2019 com 26 faixas e o hino "Another Brick in the Wall, Part 2".

+++ LEIA MAIS: David Gilmour não nega reunião com Pink Floyd, mas também não menciona Roger Waters


Fleetwood Mac

A sonoridade suave e bem produzida do Fleetwood Mac é o que torna a banda uma das mais conhecidas da história britânica. As mudanças de estilos do grupo ao longos dos anos 1960 e 1970 mostra a genialidade da banda.

+++ LEIA MAIS: Fleetwood Mac: 10 coisas que você não sabia sobre o disco Tusk


The Clash

O quarteto punk com inspirações no rockabilly, R&B, honky-tonk e reggae mostrou para o mundo músicas com cunho poĺítico. A rebeldia do grupo resultou em um dos maiores discos dos anos 1980, o icônico London Calling

+++ LEIA MAIS: Como o The Clash se tornou imortal com o disco London Calling, lançado há 40 anos


Black Sabbath

O lançamento do primeiro disco do grupo, Black Sabbath, em 1970, marcou o surgimento do heavy metal. A influência da banda no cenário musical é gigante. 

+++ LEIA MAIS: Black Sabbath anuncia duas músicas inéditas em novo e raro box de vinis clássicos