Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Deputado do Paraná apresenta Projeto de Lei para criar Dia do Metal

Data seria comemorada no dia 8 de junho, em homenagem à morte de Andre Matos

Redação Publicado em 28/06/2019, às 16h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Data foi escolhida para homenagear Andre Matos (de óculos) (Foto:Reprodução/Instagram)
Data foi escolhida para homenagear Andre Matos (de óculos) (Foto:Reprodução/Instagram)

Douglas Fabrício, deputado do estado do Paraná, apresentou para a Assembleia Legislativa nesta semana um Projeto de Lei para que o Dia Estadual do Heavy Metal seja comemorado no dia 8 de junho. 

A data foi escolhida pois marca o falecimento de Andre Matos, do Angra, neste ano. “A proposta foi apresentada devido ao reconhecimento do estado do Paraná ao músico brasileiro que teve carreira artística vitoriosa no Japão, Estados Unidos e países da Europa, com milhões de discos vendidos e inúmeros shows realizados”, justificou o deputado em seu site. 

"Andre Matos foi pioneiro na mistura da música clássica com o estilo pesado do heavy metal e ritmos brasileiros, sendo um dos responsáveis por colocar o Brasil no cenário do rock internacional em um estilo dominado por norte-americanos e europeus. Como alguns estados já manifestaram, o Paraná, que tem uma significativa comunidade roqueira, também reconhece a importância da sua obra e presta esta homenagem", argumentou ainda no projeto. 

A ideia de instituir a data nasceu de uma petição criada por fãs na Internet no início do mês, que pedia que Matos fosse lembrado nacionalmente na data, pois “deixou um imenso legado para a música brasileira, uma voz insubstituível, não teve o seu devido reconhecimento em vida. Precisamos homenagear Andre de forma grande, assim como ele era.” Cerca de 42 mil pessoas já assinaram a lista.

Andre Matos morreu aos 47 anos, vítima de uma parada cardíaca. O vocalista foi um dos mais renomados nomes do metal no Brasil. Em 1993, quase integrou o lineup do Iron Maiden, substituindo Bruce Dickinson, mas Blaze Bayley conseguiu o lugar. 

“Eu realmente era o primeiro nome para entrar no Iron Maiden, após a saída do Bruce”, contou Matos em 2014. “Mas, por ser uma banda britânica, houve uma rejeição em colocar um vocalista latino para integrar o grupo [...] Eu me encontrei com o Blaze na estrada e ele me disse que eu deveria ter entrado no Iron Maiden no lugar dele. Eu fiquei muito feliz com o reconhecimento dele.” 

+++ De Emicida a Beyoncé: Drik Barbosa escolhe os melhores de todos os tempos