Descobertos 17 minutos de cenas inéditas de 2001 - Uma Odisseia no Espaço

Imagens estão em perfeito estado e ficaram armazenadas no cofre da Warner Bros. dentro de uma mina de sal, no Kansas

Da redação Publicado em 19/12/2010, às 14h44

Dr. Frank Poole (Gary Lockwood) em 2001 - Uma Odisséia no Espaço: 17 minutos de cenas do filme foram encontradas em um cofre
Reprodução

Enquanto produziam 2001: Behind the Infinite - The Making of a Masterpiece, um documentário a respeito do grande clássico 2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968), dirigido por Stanley Kubrick, os cineastas Douglas Trumbull e David Larson descobriram algo que, para o mundo do cinema, pode ser considerado como um feito semelhante a encontrar um monólito enterrado na lua. A produção do documentário teve que ser interrompida por motivos financeiros, principalmente, mas de acordo com o site Blastr, o projeto serviu para que fossem encontrados 17 minutos de imagens inéditas do filme em um cofre da Warner Bros. dentro de uma mina de sal, no Kansas.

As cenas em negativo, que estão em perfeito estado, seriam aquelas que Kubrick cortou da produção logo após seu lançamento e teriam sido vistas por pouquíssimas pessoas naquela época. Todavia, a mera descoberta desse material não significa que ele chegará aos olhos do público, já que foram eliminadas da versão final pelo cineasta por atrapalhar o ritmo da história. Mas, especula-se que devido ao seu grau de importância histórica para a sétima arte, a Warner possa lançá-lo, no futuro, como extra de alguma edição de colecionador de 2001 - Uma Odisseia no Espaço.