Que Horas Ela Volta? está fora da competição do Festival de Gramado

Longa estrelado por Regina Casé foi premiado nos festivais de Sundance e Berlim

Redação Publicado em 04/08/2015, às 12h50 - Atualizado em 10/09/2015, às 17h19

Regina Casé
Divulgação

Que Horas Ela Volta?, longa de Anna Muylaert estrelado por Regina Casé, está fora da competição do Festival de Gramado. A punição ocorreu por conta de uma exibição do filme que fere o regulamento da mostra.

Filme brasileiro protagonizado por Regina Casé ganha prêmio no Festival de Berlim

O festival exige que as produções participantes da competição não sejam exibidas em salas comerciais até o dia da premiação, que acontecerá em 15 de agosto. Entretanto, na próxima terça, 11, haverá uma pré-estreia do filme em São Paulo.

Oscar 2015: documentário sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado é indicado ao prêmio; veja a lista completa.

A produção, que já havia sido premiada nos festivais de Sundance e Berlim, era uma das favoritas ao prêmio Kikito, a estatueta distribuída aos vencedores do Festival de Gramado.

É Proibido Fumar sai vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Apesar da punição, Que Horas Ela Volta? será exibido na mostra. Em comunicado, a assessoria de imprensa do festival afirmou que tirar o longa do evento "seria uma frustração para o público que já adquiriu ingressos para ver a produção".

"Lamentamos a ausência do filme em competição, mas temos que respeitar nosso regulamento e não podemos frustrar o público. Entendemos que exibir o filme mesmo fora de concurso foi a melhor alternativa no momento", afirma o curador Marcos Santuário, responsável pela escolha dos filmes para o festival.

A competição do Festival de Gramado ainda conta com os filmes brasileiros Ausência, de Chico Teixeira; Introdução à Música do Sangue, de Luiz Carlos Lacerda; O Fim e os Meios, de Murilo Salles; O Outro Lado do Paraíso de André Ristum; O Último Cine Drive-In, de Iberê Carvalho; Ponto Zero, de José Pedro Goulart; e Um Homem Só, de Claudia Jouvin.