Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Dilma celebra indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar 2020: 'A história segue implacável contra os golpistas

O filme de Petra Costa detalhou a trajetória da política brasileira desde 2002, com a eleição de Lula, até o impeachment da ex-presidente

Redação Publicado em 13/01/2020, às 19h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dilma Roussef (Foto: Reprodução / Netflix)
Dilma Roussef (Foto: Reprodução / Netflix)

Dilma Rousseff (PT), ex-presidente do Brasil, comemorou nesta segunda, 13, a indicação de Democracia em Vertigem (2019), filme de Petra Costa que detalhou o processo de impeachment da petista em 2016, ao Oscar 2020 na categoria Melhor Documentário.

Em seu site oficial e em nota à imprensa, Rousseff parabenizou Costa e a equipe do documentário, além de elogiar a forma de condução da produção. Leia o texto na íntegra:

+++ LEIA MAIS: Com 11 indicações, Coringa já é o filme de HQs mais celebrado da história do Oscar; veja

“Denúncia do golpe no Oscar

A história do Golpe de 2016, que me tirou da Presidência da República por meio de um impeachment fraudulento, ganha o mundo pelas lentes de Petra Costa no documentário Democracia em Vertigem. E, para surpresa de alguns, ganhou hoje indicacao ao Oscar. 

O filme mostra o meu afastamento do poder e como a mídia venal, a elite política e econômica brasileira atentaram contra a democracia no país, resultando na ascensão de um candidato da extrema-direita em 2018. 

Parabéns a Petra e à equipe do filme pela indicação ao Oscar. A verdade não está enterrada. A história segue implacável contra os golpistas.

Dilma Rousseff

+++ LEIA MAIS Após #OscarSoWhite, Oscar 2019 é histórico ao consagrar Mahershala Ali, Spike Lee e Pantera Negra [ANÁLISE]

Desde o lançamento, a narrativa política de Costa em Democracia em Vertigem chamou a atenção da crítica especializada. Foi posicionada como um dos melhores filmes de 2019 pelo New York Times e tem 96% de aprovação no Rotten Tomatoes. 

Agora, o filme de Petra Costa concorrerá ao Oscar 2020 ao lado de Indústria Americana(produzido por Michelle e Barack Obama, ex-presidente dos EUA), The Cave, For Samae Honeyland. Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2020 clicando aqui.

+++ LEIA MAIS: Todas as indicações do Brasil ao Oscar (e nenhuma vitória): Central do Brasil, Democracia em Vertigem e mais


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'