Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Diogo Strausz lança disco solo repleto de participações

Álbum de estreia do produtor carioca tem parcerias com nomes como Kassin, Alice e Danilo Caymmi

Guilherme Guedes Publicado em 06/02/2015, às 15h46 - Atualizado às 16h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O músico e produtor Strausz - Divulgação
O músico e produtor Strausz - Divulgação

Produtores musicais nem sempre lançam discos coesos ou acessíveis. Na verdade, discos assinados por quem está mais acostumado a podar ou refinar o trabalho de outros artistas muitas vezes soam confusos, como coletâneas de ideias subaproveitadas. Não é o caso de Spectrum Vol. 1, álbum de estreia do carioca Diogo Strausz, que foi lançado no mês de janeiro.

Conheça “Não Deixe de Alimentar”, single eclético e contagiante de Strausz.

Strausz estreou musicalmente como um dos guitarristas do grupo R. Sigma, uma boa surpresa do rock nacional da safra dos anos 2000. Com o fim da banda, passou a se dedicar à produção eletrônica em faixas originais bem-humoradas, a exemplo de um divertido mash-up entre “Velocidade do Eletro”, da Gang do Eletro, e “Technologic”, do Daft Punk.

Tagore lança clipe de “Poliglota” e encerra 2014 pensando em novo disco.

No panorama infinito da exploração digital, Strausz encontrou a alforria criativa. “A música eletrônica me deu uma liberdade artística maior, porque me ajudou a exercitar uma série de habilidades enquanto produtor. Você se torna mais autossuficiente e mais apto a se comunicar com outros profissionais”, afi ma Strausz. Multi-instrumentista competente e dono de um respeitável catálogo de boas referências, Strausz esculpiu álbuns de destaque da cena recente do Rio de Janeiro, como Serviço, do cantor Castello Branco, o EP Pausa, de João Capdeville, e o elogiado Rainha dos Raios, de Alice Caymmi, e usou essas qualidades para botar liga na mistura heterogênea de estilos que forma Spectrum.

Ouça a versão ao vivo de “Infinu”, pelo Boogarins

Com participações de nomes como Kassin, Alice e Danilo Caymmi, Keops e Raony (da banda Medulla), Apollo, Bonde do Rolê e Leno (cantor da jovem guarda e pai de Strausz), o disco reúne canções que vão da guitarrada (“Chibom”) ao drum n’ bass (“Me Ama”), passando pelo soul e pela MPB setentista (“Não Deixe de Alimentar”) com extrema facilidade. “O álbum se amarra no fato de ser todo desconectado de uma maneira que faz o maior sentido”, ele tenta explicar. “Eu sou novo e esse disco é uma chance de suprir meu desejo de me aventurar.”

Ouça Spectrum Vol. 1 abaixo