Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Diretor de Nós que nos Amávamos Tanto, Ettore Scola morre aos 84 anos

Scola dirigiu atores como Sophia Loren e Marcello Mastroianni

Redação Publicado em 19/01/2016, às 21h01 - Atualizado às 21h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ettore Scola na première de <i>Ridendo e Scherzando</i> no Festival de Cinema de Roma, em 18 de outubro de 2015  - Rex Features/AP
Ettore Scola na première de <i>Ridendo e Scherzando</i> no Festival de Cinema de Roma, em 18 de outubro de 2015 - Rex Features/AP

Diretor da comédia Nós que nos Amávamos Tanto, Ettore Scola morreu nesta terça-feira, 19, aos 84 anos. De acordo com a agência de notícias Ansa, o italiano estava internado em estado grave na ala de cardiologia do hospital Policlino, em Roma.

Em entrevista ao jornal Repubblica, o primeiro-ministro Matteo Renzi expressou pesar lembrando a militância política do diretor, que lançou produções criticando o fascismo italiano. "Um mestre de habilidade incrível para ler as mudanças da Itália e com uma consciência social do país" comentou.

Vencedor três vezes do Prêmio César, entre eles na categoria Melhor Filme por O Baile, Scola também foi premiado em Cannes com Melhor Roteiro (O Terraço) e Melhor Diretor (Feios, Sujos e Malvados). Ganhou um Urso de Prata em Berlim, além de já ter sido indicado quatro vezes ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Também dirigiu atores como Sophia Loren, Marcello Mastroianni e Gérard Depardieu.

Casado com a escritora Gigliola Scola, teve duas filhas, Paola e Silvia. Acompanhado da família, recebeu homenagem no Festival de Cinema de Roma de 2015. Sempre brincalhão, disse na ocasião que "o cinema é um trabalho árduo, mas você pode enviar algumas mensagens rindo e brincando. Os filmes são holofotes que iluminam a vida."

Formado em direito e jornalismo, Ettore começou a carreira de diretor com Falemos de Mulheres (1964). Homenagem a Fellini, Que Estranho Chamar-se Frederico (2013) foi o último filme que comandou.