Diretor se desculpa por escalar Emma Stone como personagem de origem asiática no filme Sob o Mesmo Céu

Cameron Crowe afirma: “Se a caracterização dela causou consternação e controvérsia, eu devo ser culpado”

Redação Publicado em 03/06/2015, às 15h31 - Atualizado às 16h15

Emma Stone no filme Sob O Mesmo Céu, de Cameron Crowe
Reprodução

O filme Sob o Mesmo Céu – em inglês, Aloha –, do cineasta Cameron Crowe, foi recentemente criticado por trazer uma atriz norte-americana (Emma Stone) interpretando uma personagem de origem asiática.

Os melhores filmes dos anos 2010 (até agora).

Na última terça, 2, o diretor publicou uma carta aberta, em seu site oficial, pedindo desculpas pela escolha da atriz para o papel. “Muito obrigado pelos comentários acalorados acerca da escolha da maravilhosa Emma Stone para o papel de Allison Ng”, escreveu.

“Tenho ouvido suas palavras e despontamento. Ofereço minhas sinceras desculpas a todos que acharam que essa foi uma escolha estranha ou mal-orientada de elenco”, acrescentou Crowe, dizendo que a personagem foi feita com base em uma pessoa real, uma ruiva do Havaí – local onde se passa o longa.

Allison Ng é uma das personagens principais de Sob o Mesmo Céu, sendo filha de um pai de ascendência chinesa na trama. “Em 2007, Allison Ng foi escrita para ser uma pessoa ¼ havaiana extremamente orgulhosa que era frustrada por, graças a aspectos aparentes, não parecer nada com uma havaiana”, argumentou o diretor.

Galeria: os 25 melhores filmes da década de 1980.

Ainda que reconheça as críticas sobre o filme, Crowe defendeu a atriz Emma Stone, dizendo que ela fez “incansáveis pesquisas” e afirmou: “Se a caracterização dela causou consternação e controvérsia, eu devo ser culpado.”

“Entretanto, sou orgulhoso porque, neste mesmo filme, empregamos muitos asiáticos-norte-americanos, nativos do Havaí e das ilhas do Pacífico, tanto atrás quanto na frente das câmeras”, ponderou o diretor de Quase Famosos e Vanilla Sky.

Galeria: 15 filmes românticos que valem a pena.

Com estreia marcada para 18 de junho no Brasil, Sob o Mesmo Céu traz Bradley Cooper como protagonista, dando vida ao par romântico de Emma.

Crowe ainda concluiu, em sua carta: “Fico feliz pelo diálogo. E pelas muitas vezes, aprendi algo muito importante. Muitos de nós está faminto por histórias com maior diversidade racial, mais verdade na representação, e estou ansioso para ajudar a contar essas histórias no futuro”.