Diretora de Que Horas Ela Volta?, Anna Muylaert participa de bate-papo em São Paulo

Longa foi premiado nos festivais de Sundance e Berlim

Redação Publicado em 30/08/2015, às 10h12

Regina Casé (babá) e Karine Teles (patroa) em cena de Que Horas Ela Volta? (No detalhe) A diretora, Anna Muylaert.
Divulgação

Celebrado pela crítica, Que horas ela volta? chega aos cinemas brasileiros com prêmios dos festivais de Sundance e Berlim na bagagem. O longa, que estreou em circuito comercial na última quinta, 27, vai ganhar uma sessão especial seguida de debate com a diretora Anna Muylaert na próxima quarta-feira, 2, no cinema Caixa Belas Artes, em São Paulo.

Filme brasileiro protagonizado por Regina Casé ganha prêmio no Festival de Berlim

Segundo a cineasta, o roteiro demorou cerca de duas décadas para ficar pronto, ela afirma que a ideia surgiu em 1995, com o nascimento do primeiro filho. “O chamado para maternidade para mim foi muito forte. Eu senti que o trabalho da mãe não era apenas muito importante, como era sagrado. Mas ao mesmo tempo senti que esse era um trabalho desvalorizado na nossa cultura”, pondera Anna.

Oscar 2015: documentário sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado é indicado ao prêmio; veja a lista completa.

“No meu âmbito social o costume era entregar o cuidado diário dos filhos para babás, cujos salários eram baixos. E muitas vezes essas mulheres eram obrigadas a deixar seus filhos com outras pessoas para poder trabalhar. Senti que na figura da babá estavam contidos vários paradoxos”, afirma a diretora.

É Proibido Fumar sai vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Na trama, Val (Regina Casé) é uma nordestina que deixa a filha em Pernambuco para trabalhar como babá numa família de classe alta em São Paulo. Treze anos mais tarde, ela tornou-se uma segunda mãe para o menino Fabinho. O enredo do do longa se inicia no momento em que Jéssica, filha da protagonista, vai para São Paulo prestar vestibular.

Sessão de Que Horas Ela Volta? e conversa com Anna Muylaert

2 de setembro, quarta-feira, às 18h50

Caixa Belas Artes - Rua da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo

Ingressos: R$ 24 (há meia-entrada)

Informações: www.ingresso.com.br