Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Disco ao vivo dos Beatles não vai sair

Lançamento das gravações do 1º show de Ringo Starr com o grupo foi adiado devido a briga judicial

Da redação Publicado em 07/04/2008, às 15h22 - Atualizado às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beatles ao vivo pela Fuego: um sonho distante - Lester Cohen/Divulgação
Beatles ao vivo pela Fuego: um sonho distante - Lester Cohen/Divulgação

A gravadora norte-americana Fuego Entertainment desistiu de lançar um disco ao vivo com gravações inéditas dos Beatles após a Apple Corps, dona das músicas do quarteto de Liverpool, ter entrado com um processo de violação de direitos autorais contra o selo.

Saiba mais sobre o processo judicial entre a Fuego e a Apple aqui.

Os executivos da Fuego disseram ter conseguido as gravações por meio do DJ residente do Star Club, em Hamburgo, onde estas músicas foram gravadas em 1962. Este show é tido como o primeiro do qual o baterista Ringo Starr participou.

Na última sexta-feira, 4, um acordo entre as duas partes foi firmado, no qual a Fuego se comprometeu a não lançar o álbum até que o problema dos direitos autorais seja resolvido.

A Apple afirma que a gravação foi feita sem o consenso dos músicos, e que, por isso, é ilegal lançar o material. Já o advogado da Fuego diz que o selo adquiriu os direitos autorais do lançamento por meios legais.

Em entrevista à agência AP, o representante legal da Apple, Paul LiCalsi, concluiu que o acordo "reflete a falta de base legal da Fuego para explorar os direitos autorais destas gravações".