Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Disco de Adele é o mais vendido do ano nos Estados Unidos pela segunda vez consecutiva

21 foi lançado em janeiro de 2011 e ultrapassou os 10 milhões de vendas em dois anos

Rolling Stone EUA Publicado em 04/01/2013, às 10h32 - Atualizado às 11h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Adele - AP
Adele - AP

O potente 21, de Adele, foi o disco mais vendido no ano nos Estados Unidos – pela primeira vez na história da SoundScan, um mesmo álbum fica no topo por dois anos seguidos. As informações são da Billboard norte-americana.

O triunfo de Adele: por dentro da maior história da música pop do nosso tempo.

Tendo vendido 4,41 milhões de cópias em 2012 (menos do que os 5,82 mi de 2011), 21 também se tornou o 21º disco a vender mais de 10 milhões de cópias desde que a SoundScan começou a regulamentar as vendas. Desde que entrou nos rankings Billboard 200 e o semanal Top 40, em 21 de março do seu ano de lançamento, o álbum nunca mais saiu. E, além de chegar aos primeiros lugares das paradas da Billboard de novo, o disco também foi o mais vendido no iTunes por dois anos consecutivos.

Em segundo lugar vem Red, de Taylor Swift, que vendeu 3,11 milhões de cópias. O One Direction conseguiu figurar em terceiro e quinto entre os mais vendidos, com seus dois discos, Up All Night (1,62 mi) e Take Me Home (1,46 mi) – e o grupo também entrou na história como o primeiro artista a conseguir dois trabalhos entre os cinco primeiros na era da SoundScan. Em quarto lugar figura Babel, do Mumford & Sons, cujos 1,46 mi o coloca como o mais vendido disco de rock do ano, e o único a aparecer no Top 10.

O single "Somebody That I Used to Know", de Gotye, teve teve o melhor desempenho digital do ano, com 6,8 milhões downloads vendidos. Ele foi seguido por "Call Me Maybe", de Carly Raae Jepsen, com 6,47 mi. Em terceiro lugar ficou a colaboração da banda fun. com Janelle Monáe, "We Are Young" (com 5,95 milhões). Todas as três, aliás, venderam mais do que o recordista anterior em vendas digitais, "Rolling in the Deep", que conseguiu 5,81 milhões de downloads em 2011.

Em quarto lugar entre os singles está "Payphone", uma colaboração entre Maroon 5 e Wiz Khalifa, enquanto "Starships", de Nicki Minaj, conseguiu a quinta colocação, com 3,98 milhões de cópias. No top 10, ainda estão "What Makes You Beautiful", do One Direction, em sexto, com 3,89 mi; "Some Nights", do fun., com 3,84 mi; "Stronger (What Doesn't Kill You)", de Kelly Clarkson, com 3,82 mi; "Gangnam Style", de Psy, em nono, com 3,59 mi, e "One More Night", de novo do Maroon 5, fechando a lista com 3,46 mi.