Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Disco do Led Zeppelin realmente vendeu mais que os álbuns dos Beatles?

As duas bandas têm recordes no Top 10 com mais de 20 milhões de discos vendidos, mas qual, de fato, vendeu mais?

Redação Publicado em 27/06/2019, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert Plant, do Led Zeppelin (Foto: DPA / AP Photos)
Robert Plant, do Led Zeppelin (Foto: DPA / AP Photos)

Se você quer saber algo sobre as bandas com as melhores vendas da história, comece com Beatles e Led Zeppelin. Ambos venderam mais de 100 milhões de discos apenas nos Estados Unidos e mais de 900 milhões em todo o mundo. As duas bandas têm recordes de vendas no Top 10 com mais de 20 milhões de discos vendidos.

+++ Por que Paul McCartney teve um colapso durante as gravações do White Album?

No mundo inteiro, nenhum artista chegou aos 600 milhões de discos que os Beatles venderam ao longo dos anos. Todos podem concordar com isso. No entanto, ao olhar para as vendas de álbuns individuais, você pode encontrar outro retrato. 

Ao analisar as estatísticas de vendas do Led Zeppelin IV, você encontrará a Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA) certificando que o álbum teve 23 milhões de cópias enviadas. Enquanto o The White Album registrou 24 milhões de unidades vendidas. 

+++ Por que Paul McCartney gravou seu maior sucesso dos Beatles sem John, Ringo e George?

De relance, parece uma vitória clara para os Beatles. Mas não é bem assim. Devido ao metódo de registro de vendas da RIAA, eles contaram o The White Album como duas unidades de venda, por ele ser um disco duplo. O que significa que o The White Album vendeu 12 milhões de cópias. 

+++ Garota regrava Blackbird em língua indígena e Paul McCartney aprova versão; assista

Ao olhar para a lista de 10 melhores álbuns de todos os tempos no site da RIAA, você encontará vários álbuns duplos. Essa lista inclui os maiores sucessos de Billy Joel (Volume I e Volume II) e The Wall do Pink Floyd

+++ Documentário do Led Zeppelin em ação para celebrar o 50º aniversário da banda

Ambos possuem 23 milhões de vendas na América. No entanto, contando a venda do disco individualmente, isso significa que 11,5 milhões de cópias de cada lançamento foram para casa dos fãs. 

O White Album dos Beatles recebeu o mesmo tratamento e fez com que as suas vendas ainda impressionassem com as 12 milhões de unidades vendidas. Mas ainda assim, o disco fica bem atrás dos 23 milhões do Led Zeppelin IV. Em outras palavras, o álbum que inclui "Stairway to Heaven" e "When the Levee Breaks" foi realmente popular quanto pareceu ser.

+++ Robert Plant nunca imaginou que faria um disco sem o Led Zeppelin

Mas isso também significa que o Abbey Road (com 12 milhões de unidades vendidas) e o The White Album estão de empatados no que diz respeito às vendas de álbuns de estúdio dos Beatles nos Estados Unidos. Os álbuns duplos contam duas vezes porque trouxeram mais dinheiro.

Se você está se perguntando como esse sistema pode ser implementado, lembre-se de quem (ou neste caso, o que) o colocou em prática. A RIAA é a organização comercial da indústria da música, o que significa que existe para aumentar os meios de subsistência das gravadoras, principalmente das que distribuem suas músicas.

Para as gravadores isso foi definitivamente significativo que os The Beatles vendessem 12 milhões de cópias do The White Album. Afinal, esse lançamento custou aos fãs mais de US $ 10, em 1968 (aproximadamente US $ 73 hoje), o que era muito mais caro do que um único disco. Então isso significou muito mais dinheiro para todos os envolvidos.

O Led Zeppelin recebeu o mesmo tratamento em 1975, quando a banda lançou seu disco duplo Physical Graffiti em com o selo Swan Song. O álbum foi vendido a US $ 11,98 (aproximadamente US $ 57 hoje). O registro tem 16 milhões de vendas certificadas. O que, claro, significa apenas cerca de 8 milhões de compradores no total. Mas isso ajuda a explicar a razão do Jimmy Page ser tão rico sem ter feito uma turnê em 40 anos.

+++ De Emicida a Beyoncé: Drik Barbosa escolhe os melhores de todos os tempos