Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Disco do Smashing Pumpkins influenciou Nirvana e Pearl Jam, diz Billy Corgan

Em entrevista, o vocalista Billy Corgan falou sobre o legado de Gish, disco de estreia do Smashing Pumpkins lançado há 30 anos

Redação Publicado em 01/06/2021, às 09h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Billy Corgan, vocalista dos Smashing Pumpkins (foto: Owen Sweeney/ Invision/ AP)
Billy Corgan, vocalista dos Smashing Pumpkins (foto: Owen Sweeney/ Invision/ AP)

Gish, disco de estreia do Smashing Pumpkins, foi lançado há 30 anos e deixou um grande legado para o mundo musical. Billy Corgan, vocalista da banda, explicou como o trabalho influenciou grandes grupos, como Nirvana e Pearl Jam. As informações são da NME.

Em entrevista à Rolling Stone EUA, Corgan falou sobre os 30 anos do disco, assim como o legado do trabalho: “Lembro de uma conversa com Eddie Vedder quando estávamos em turnê com o Red Hot Chili Peppers [em 1991]. Ele disse o quanto Gish influenciou seu primeiro álbum.”

+++LEIA MAIS: Billy Corgan 'não era considerado bonito' no começo dos Smashing Pumpkins

Segundo o vocalista, diversos artistas apontaram Gish como um “divisor de águas” sobre como trabalhar com a guitarra e “como gravar”. Ao longo da entrevista, Corgan explicou a relação entre o disco do Smashing Pumpkins e Nevermind, do Nirvana - ambos produzidos por Butch Vig:

“Eles nos deram um orçamento muito modesto e queriam que começássemos a trabalhar, então nos colocaram em um canto com um produtor chamado Butch Vig para fazer um álbum que, em sua mente, iria voar sob o radar,” disse.

+++ LEIA MAIS: Billy Corgan fala sobre Lil Peep: 'Kurt Cobain da geração'

Quando Gish começou a vender e fazer sucesso, o vocalista Billy Corgan explicou que a gravadora Virgin Records e os integrantes da banda tentavam descobrir os próximos caminhos para o Smashing Pumpkins. Os planos, contudo, foram surpreendidos pelo sucesso de outros grandes trabalhos: 

“Na hora em que eles estavam tentando descobrir o que fazer, aí vem Nevermind e aí vem [o álbum Ten do Pearl Jam]. E o jogo muda instantaneamente durante a noite,” concluiu Billy Corgan


+++ SUPLA | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL