Disco raro dos Beatles que pertencia a John Lennon é o terceiro mais caro da história

O item é considerado raro, por ser a única capa original de Yesterday and Today autografada

Redação Publicado em 10/05/2019, às 15h11

None

Em 1966, os Beatles lançavam Yesterday And Today, uma coletânea de músicas dos álbuns Help!, Rubber Soul (ambos de 1965) e Revolver (1966). O disco trouxe faixas como “And Your Bird Can Sing” e “Doctor Robert” antes de serem lançadas oficialmente no disco subsequente.

Mas apesar das músicas inéditas, o que causou furor de verdade foi sua arte de capa. Nela, o quarteto aparecia vestido de branco. Nos seus ombros e colos, bonecas desmembradas e pedaços de carne. A foto ficou conhecida como “A Capa de Açougueiro.”

A teoria mais aceita para a imagem violenta é de que os Beatles faziam uma crítica ao fato de seus álbuns serem desmembrados nas estreias  nos Estados Unidos, perdendo, assim, sua continuação e mensagem artística.

O disco com a capa de açougueiro foi enviado para lojistas e rádios de toda a Inglaterra. Porém, pelo conteúdo da imagem, o vinil não foi exposto nas prateleiras e as músicas não foram tocadas na rádio.

Para tentar contornar a situação, a Capitol Records fez um recall e colou um adesivo com uma nova imagem por cima: os quatro posando, e Paul McCartney dentro de uma mala.

Por isso, hoje em dia, as capas originais de Yesterday and Today são raras. Ainda mais se estiverem autografadas. De fato, a única pessoa que tinha uma cópia autografada por McCartney, Ringo Starr e George Harrison era John Lennon.

A capa assinada foi enquadrada por Lennon, e ficava pendurada na parede de seu apartamento em Nova York. Mais tarde, o músico a deu de presente a Dave Morrell, um grande colecionador dos Beatles.

A arte autografada de Yesterday and Today foi vendida nesta quinta, 9, pela quantia de £ 179,200 (cerca de R$ 920 mil). O comprador americano “comprou o disco como um investimento, acreditando que seu valor vai aumentar”.

Esse foi considerado o terceiro disco mais caro da história. O primeiro lugar também pertence aos Beatles: é uma cópia de The White Album que pertenceu a Ringo Starr.

Veja a capa autografada:

 

+++ 16 histórias que todos os fãs de Beatles deveriam saber