Disney planeja remake em 3D de Yellow Submarine

Remake do desenho psicodélico dos Beatles deve contar com diretor de Forrest Gump

Da redação Publicado em 20/08/2009, às 13h35

Yellow Submarine, desenho animado dos Beatles lançado em 1968, poderá ganhar versão em 3D pela Disney, com direção de Robert Zemeckis (Forrest Gump - O Contador de Histórias, De Volta Para o Futuro).

O estúdio vem tocando, há meses, acordo intricado para obter direitos autorais para o remake da obra psicodélica do quarteto de Liverpool. Já teria garantido 16 músicas, informou a edição online da revista Variety.

Embora a Disney tenha rejeitado comentar sobre as negociações, a Variety antecipou algumas fortes candidatas à trilha da nova animação: "All Together Now," "Baby You're a Rich Man," "All You Need Is Love," "When I'm 64," "Lucy in the Sky With Diamonds" e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Fontes da publicação afirmam que o lançamento poderá ser acompanhado de um musical da Broadway, tal qual O Rei Leão. No Brasil, o musical Beatles Num Céu de Diamantes, de Charles Möeller e Cláudio Botelho, fez sucesso em recentes passagens por Rio e São Paulo.

A tecnologia 3D não é estranha a Zemeckis: ele a aplicou em sua mais recente e ainda inédita produção, Os Fantasmas de Scrooge, baseada no livro de Charles Dickens Um Conto de Natal - o filme terá Jim Carrey no papel de Ebenezer Scrooge e também dos três fantasmas que assombram o protagonista. O Expresso Polar foi outro trabalho do diretor com o cinema tridimensional.

Em 1978, o cineasta dirigiu Febre de Juventude (com produção de Steven Spielberg), sobre um grupo de fãs que tentam contato com o Fab Four em 1964, durante a primeira passagem da banda pelos Estados Unidos.

A expectativa é que o remake chegue aos circuitos comerciais em 2012, a fim de coincidir com os Jogos Olímpicos, que acontecerão a partir de 27 de julho, em Londres, capital do país natal de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

O título da animação original vem da música "Yellow Submarine", presente na tracklist de Revolver, de 1966 (a trilha sonora do desenho foi lançada alguns meses após o filme). Com fortes toques psicodélicos, o filme é ambientado na fictícia Pepperland, paraíso submerso protegido pela Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Os vilões da fábula lisérgica atendem por Blue Meanies, avessos à música. Avisados da situação por um soldado, os Beatles vêm de Liverpool - dentro do submarino amarelo - para salvar o dia.

A notícia chega a menos de um mês do lançamento de The Beatles: Rock Band e das edições remasterizadas de todos os álbuns de estúdio do grupo.