Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Divergências sobre direitos autorais fazem com que BBC deixe de tocar músicas do Neil Young e do The Doors

Artistas como Journey e Bonnie Raitt também não serão mais reproduzidos pela emissora

Redação Publicado em 10/07/2015, às 15h29 - Atualizado às 15h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neil Young durante apresentação ao vivo - John Davisson/AP
Neil Young durante apresentação ao vivo - John Davisson/AP

A rede britânica BBC anunciou que não irá mais reproduzir ou utilizar músicas de Neil Young, The Doors, Journey ou Bonnie Raitt. A decisão é um reflexo do distanciamento desses artistas do Mechanical Copyright Protection Society (MCPS), não aceitando as determinações do órgão para o licenciamento das canções.

Saiba quem são as cinco pessoas mais poderosas no mundo do streaming musical.

A rede afirmou que irá aguardar um acordo entre os artistas para que o material volte a ser reproduzido nos canais da BBC. Enquanto a situação não se resolve, até mesmo covers e samples dos músicos estão proibidos na emissora.

Rolling Stone elegeu os 100 maiores guitarristas de todos os tempos: veja a lista.

A Wixen Music, responsável pelos direitos representativos desses artistas, afirmou que “a BBC pode reproduzir o material de Neil Young e The Doors, no entanto, terá de negociar esses direitos conosco”.

Galeria: as mais polêmicas, absurdas e ultrajantes autobiografias do rock; entre elas, a de Neil Young.

Quando questionada sobre a possibilidade de negociar direitos de reprodução com algum artista ou empresa, a emissora respondeu: “A BBC acredita que um único licenciamento coletivo continua a ser a forma mais eficiente e altamente rentável para divulgar sua música”.