Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Divulgadas as primeiras fotos de Pinóquio

Animação em stop motion produzida por Guillermo Del Toro será em 3D

Da redação Publicado em 11/03/2011, às 13h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A criação do boneco Pinóquio - Reprodução/Deadline
A criação do boneco Pinóquio - Reprodução/Deadline

A clássica trama de Pinóquio, o boneco de madeira que queria ser menino de verdade, está prestes a ganhar uma versão em stop motion 3D produzida por Guillermo Del Toro, ao lado da Jim Henson Company e da Pathe. Na última quinta, 17, o site Deadline divulgou as primeiras imagens de Pinocchio. Veja ao lado.

O personagem apareceu inicialmente na literatura, no livro As Aventuras de Pinóquio (1883), de Carlo Collodi. Desde então, além de sua história ganhar muitas edições nos livros, recebeu várias adaptações para a TV e o cinema. As mais famosas são a animação realizada pela Disney, em 1940, e a de Roberto Benigni, de 2002, que não foi muito bem recebida pela crítica e acabou indicada a diversas categorias do "prêmio" Framboesa de Ouro, que nomeia os piores filmes do ano.

Os produtores da adaptação que está em andamento prometem que ela será um pouco mais assustadora do que a versão da Disney, mas deve manter o conceito de um boneco inocente, puro e bondoso.

"Tem que haver um tom sombrio em todo conto de fadas ou narrativa para crianças, é algo que os Irmãos Grimm, Hans Christian Anderson e Walt Disney entendiam. Temos a tendência de chamar as coisas de 'Disneyficadas', mas muita gente esquece o quão poderosamente perturbadoras são as melhores animações da Disney, incluindo aquelas crianças sendo transformadas em burros em Pinóquio. O que estamos tentando é mostrar um Pinóquio mais fiel ao estilo daquele que Collodi criou", explicou Del Toro, exemplificando que a Fada Azul é, na verdade, uma garota morta. "Isso quer dizer mais surreal e ligeiramente mais sombrio do que o que vimos antes."

Gris Grimly e Mark Gustafson (diretor de animação de O Fantástico Sr. Raposo) se encarregam da direção do projeto, que deve começar a ser rodado ainda este ano. Nick Cave está envolvido na composição da trilha como consultor. O argumento inicial foi colocado no papel por Del Toro e Matthew Robbins (Don't Be Afraid of the Dark), sendo que este cuidou do roteiro.