Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Djavan 'vai pra Jamaica' em disco com Seu Jorge, Ivete Sangalo, Arnaldo Antunes e mais; ouça 'Sina'

'Jah'Van', o álbum, foi idealizado pelo produtor BiD, e traz versões de clássicos de Djavan, como "Samurai", "Meu Bem Querer", "Açaí" e "Lilás"

Pedro Antunes Publicado em 13/12/2018, às 21h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do disco Jah-Van, que faz releituras da obra de Djavan em ritmos jamaicanos (Crédito: Divulgação)
Capa do disco Jah-Van, que faz releituras da obra de Djavan em ritmos jamaicanos (Crédito: Divulgação)

Com o auxílio do produtor BiD, Djavan foi para a Jamaica e voltou transformado. Não fisicamente, mas a obra do cantor e compositor alagoano fez essa viagem em um experimento que levou o nome de Jah-Van, que chega às plataformas digitais nesta sexta-feira, 14 - e, em breve, também em vinil. 

A lista de artistas convidados que emprestam suas vozes para dar lugar ao particular e muito próprio gogó de Djavan estão Seu Jorge, Ivete Sangalo, Criolo, Arnaldo Antunes, Fernanda Abreu, Zélia Duncan, Black Alien, Zeca Baleiro, Chico César, Assucena Assucena.  

A Rolling Stone Brasil adianta uma das canções que estará presente no álbum de releituras. Trata-se de "Sina", que é envelopada por uma levada de ska e se transforma num híbrido interessante.

No comando da voz, no lugar do agudo característico de Djavan, está o grave Arnaldo Antunes. O rapper Rincon Sapiência faz uma participação ao final da canção. 

"Assim que a ideia veio, pegamos o violão e começamos a testar as músicas do Djavan e anotar as que ficavam bacanas. Marcamos também as que teriam a batida mais pra trás do reggae ou mais acelerada do ska", explica BiD, idealizador e produtor do álbum ao lado de Fernando Nunes

"Algumas se encaixavam instantaneamente, outras não, pela quantidade de acordes, pela harmonia complexa ou porque soava forçado. Tínhamos que simplificar onde possível, tirar alguns acordes que não fossem descaracterizar a composição e deixar tudo mais “jamaicano”, mais simples, já que o trabalho de composição do Djavan é bem complexo e rico em acordes", completa. 

O resultado soa interessante. Ivete Sangalo, por exemplo, canta "Lilás", Seu Jorge interpreta "Meu Bem Querer", com participação de Black Alien. Chico revive a linda "Nem Um Dia". 

Assista, abaixo, ao clipe de "Sina", com Arnaldo Antunes e Rincon Sapiência: