Doc dos Beatles trará conversas inéditas e fotos raras

The Beatles on Record irá ao ar pela BBC, em setembro, na mesma semana em que saem The Beatles: Rock Band e catálogo remasterizado da banda

Da redação Publicado em 18/08/2009, às 12h46

No que já vem sendo tomado por "ano Beatles", mais uma novidade enfileira-se na lista de lançamentos envolvendo o quarteto de Liverpool. Além do Rock Band dedicado à banda e das edições remasterizadas de todos os álbuns de estúdio, os fãs poderão ver cenas inéditas com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, em documentário a ser exibido pela rede britânica BBC.

O programa, batizado The Beatles on Record, integrará uma semana temática, elaborada pelo canal para coincidir com os lançamentos do dia 9 de setembro. O doc contará com imagens raras e diálogos inéditos nos estúdios do disco Abbey Road, em Londres.

A narração será integralmente feita pelos integrantes do Fab Four e por George Martin (produtor não raramente tabelado como "quinto Beatle"), por meio de gravações de arquivo. Serão mais de 60 faixas - segundo o jornal britânico The Guardian, a trilha varrerá de Please Please Me (1963), a Abbey Road (1969), último trabalho ( Let It Be foi lançado no ano seguinte, mas suas gravações foram feitas antes).

A "semana Beatles" da BBC irá veicular, ainda, The Beatles: The First U.S. Visit e How the Beatles Rocked the Kremil. O primeiro cobriu uma viagem do grupo aos Estados Unidos, em 1964; o segundo trabalho investiga os pilares abalados pela banda na União Soviética - a ascensão dos Beatles foi paralela ao auge da Guerra Fria e da polarização capitalismo vs. comunismo.

A foto clássica da capa do álbum Abbey Road, em que os quatro Beatles aparecem atravessando uma faixa de pedestres em frente ao estúdio de mesmo nome, completou 40 anos em 8 de agosto. Iniciada por volta das 11h30, a sessão de fotos, feita por Iain Macmillan (morto em 2006), não tomou mais que 10 minutos. A ideia era simplificar: um policial parou o trânsito e, em seis cliques, Macmillan deu o trabalho por encerrado.