Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Documentário sobre relação de São Luís do Maranhão com reggae ganha exibição gratuita

Sintonizah conta como rádios jamaicanas passaram a ser sintonizadas, por acidente, por brasileiros

Redação Publicado em 25/01/2015, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do documentário <i>Sintonizah</i> - Reprodução
Cena do documentário <i>Sintonizah</i> - Reprodução

Na próxima terça-feira, 27, o documentário Sintonizah, que retrata a relação cultural entre a capital do Maranhão, São Luís, e a Jamaica, através do reggae, ganhará uma exibição gratuita em São Paulo. O média-metragem será apresentado às 20h, no Centro Cultural São Paulo, e antecederá um debate com um dos diretores, Lecuk Ishida.

Veja as capas das 100 primeiras edições publicadas pela Rolling Stone Brasil.

Sintonizah liga a cidade brasileira à Jamaica contando a história de como as ondas de rádios do país caribenho, de forma acidental, atravessaram o mar e as estações passaram a ser sintonizadas em aparelhos de São Luís, há quilômetros de distância. Tal fator foi determinante para a identificação do gênero no Brasil.

O filme traz entrevistas com diversos músicos jamaicanos – como Stranger Cole e Lone Ranger –, além de pesquisadores, negociadores de discos raros, entre outros. Para a produção de Sintonizah, a equipe visitou o Studio One, local onde ícones como Bob Marley & the Wailers gravaram discos.

Os 100 maiores discos da música brasileira

Na parte brasileira, representada principalmente por São Luís, integrantes da banda Tribo de Jah, o professor Tarcisio Selektah e o pioneiro DJ Serraleiro estão entre os entrevistados. Além de Lecuk Ishida, Sintonizah tem direção de Willy Biondani.

Exibição gratuita de Sintonizah

27 de janeiro (terça-feira), às 20h

Centro Cultural São Paulo (sala Paulo Emílio): Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo/SP

Gratuito