Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Documentário sobre Jerry Garcia está em produção

O filme contará com trechos de uma entrevista profunda concedida pelo guitarrista do Grateful Dead em 1987

Redação Publicado em 07/01/2012, às 09h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jerry Garcia - AP
Jerry Garcia - AP

Jerry Garcia, o já falecido guitarrista do Grateful Dead, será tema de um documentário em longa-metragem que está sendo produzido. O cineasta Malcolm Leo, que já fez filmes sobre Elvis Presley e Beach Boys, construirá o doc com base em uma entrevista de três horas que fez com Garcia em 1987.

Leo e o coprodutor John Hartmann, que já foi manager de bandas como Eagles e Crosby Stills & Nash, esperam terminar tudo ainda no primeiro semestre.

No último verão norte-americano, durante o Dia do Jerry Garcia, no Parque AT&T, do time San Francisco Giants, os cineastas filmaram uma cerimônia que contou com membros da banda de tributo ao Dead, a Furthur, cantando o hino do país e uma performance recordista de "Take Me Out to the Ballgame", tocada por mais de 40 mil fãs com o instrumento de sopro kazoo.

Leo e Hartmann (cujo irmão era o também já falecido comediante do Saturday Night Live Phil Hartman) garantiram os direitos das músicas para poder contar a história de Garcia, algo que impediu outros cineastas a realizar algo assim. Em 2010, um outro grupo de produtores havia anunciado planos de fazer uma cinebiografia, contando os primeiros anos do músico na carreira. O projeto tinha como objetivo fazer a biografia oral de Robert Greenfield, Dark Star.

Garcia foi vítima de um ataque cardíaco aos 53 anos em 1995.