Documentários sobre Democracia Corintiana e Fernando Pessoa chegam aos cinemas

Democracia em Preto e Branco e (o vento lá fora) estão em cartaz desde a última quinta, 13

Redação Publicado em 15/11/2014, às 12h09

Cena do documentário (o vento lá fora)

Ver Galeria
(2 imagens)

Dois aclamados novos documentários brasileiros estão em cartaz nos cinemas a partir deste fim de semana. Com narração de Rita Lee, Democracia em Preto e Branco conta a história da Democracia Corintiana e da campanha Diretas Já, enquanto (o vento lá fora) (foto) traz Maria Bethânia e a professora Cleonice Berardinelli interpretando poemas de Fernando Pessoa.

Galeria: a música brasileira contada em documentários.

A efervescência do rock e da política dos anos 1980 foram o cenário para a luta a favor das eleições diretas para presidente do Brasil. Nesta época, os jogadores Sócrates, Casagrande e Wladimir comandaram a Democracia Corintiana, um dos braços na luta pelo fim da ditadura militar no país.

Estes temas são abordados em Democracia em Preto e Branco, que conta com as mais variadas entrevistas, como as dos ex-presidentes da República, Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva, além de Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Serginho Groisman e dos músicos Edgar Scandurra, Frejat e Paulo Miklos, entre outros.

Diretor fala sobre documentário inspirado na democracia corintiana.

Veja o trailer abaixo.

Outro documentário nacional em cartaz desde a última quinta, 13, é (o vento lá fora). O longa tem direção de Marcio Debellian e retrata o poeta português Fernando Pessoa através das leituras de obras dele, como “Saudade”, “Palavrão” e “Fúria”, entre outros.

Com pouco mais de uma hora de duração – e filmado em preto e branco –, o documentário também traz conversas e divagações sobre a obra de Pessoa, como discussões sobre as personalidades dos heterônimos dele, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.

Assista a um trecho do filme abaixo.