Dream Theater anuncia contratação de novo baterista

Mike Mangini foi escolhido para integrar a banda por meio de uma espécie de reality show

Da redação Publicado em 06/05/2011, às 13h43

Mike Mangini, que já tocou no Annihilator, no Extreme e na banda de Steve Vai, foi escolhido como o novo baterista do Dream Theater. Ele substitui Mike Portnoy, integrante que ajudou a fundar a banda e anunciou sua saída em setembro do ano passado.

Desde outubro de 2010, um mês depois de Portnoy ter deixado o grupo, muitos testes foram realizados. Mas foi em 21 de abril que a banda começou a divulgar, via Facebook, como estava acontecendo esse processo. Todo mundo que clicou no botão "curtir" na página da banda passou teve acesso a um material exclusivo, um trailer de um documentário/reality show em três partes que mostra como aconteceram os testes. Os episódios de The Spirit Carries On podem ser assistidos abaixo. No terceiro vídeo, o único brasileiro nessa disputa, Aquiles Priester, não toca bem e é eliminado.

De acordo com o comunicado, a escolha de Mangini agradou de forma unânime todos os integrantes. Segundo o tecladista Jordan Rudess, "desde a primeira contagem até a última nota da última música, cada batida que o Mike tocou não só tinha um timing perfeito, como foi executada com um senso inegável de virtuosismo e musicalidade".

O vocalista James LaBrie complementou: "Eu tive o privilégio de trabalhar com Mike em três dos meus discos solo, então sempre soube que ele seria um grande concorrente [no reality]. Ele é, sem dúvida, um dos músicos mais inteligentes, intuitivos e interpretativos com quem já toquei".

Mangini, professor da Berklee College of Music (ele deixará o cargo para se dedicar ao grupo) declarou: "Eu fiz um trabalho zeloso no material de teste, fui além de somente aprender as músicas. Me imaginei no palco com eles, dando aos fãs o que sei que Mike Portnoy - que é, obviamente, uma lenda - sempre trabalhou tão duro para dar. Em nome dele, dos fãs e da banda, batalhei bastante para ter o privilégio de levar em frente o espírito do Dream Theater".

Agora, completo novamente, o Dream Theater está entrando em estúdio para a gravação de um álbum de inéditas, que terá novamente produção de John Petrucci, o guitarrista da banda. Em julho, terá início uma turnê mundial.