Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

As duas vezes que discos dos Beatles foram derrotados por Frank Sinatra no Grammy

Por dois anos seguidos, o cantor norte-americano surpreendeu a todos ao superar o quarteto de Liverpool na premiação

Redação Publicado em 27/02/2020, às 15h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Frank Sinatra e Beatles (Fotos: AP Photo/Ray Stubblebine e Apple Corps Ltd 2009)
Frank Sinatra e Beatles (Fotos: AP Photo/Ray Stubblebine e Apple Corps Ltd 2009)

Todas as fases dos Beatles, sem exceção, são repletas de hits absolutos. Seja durante a época em que o quarteto se vestia com ternos comportados e penteava os cabelos ou quando o traje formal foi substituído por camisas excêntricas e coloridas, e cabelos e barbas voavam desgrenhados ao vento, a banda colecionou sucessos.

Mas além de sucessos, eles colecionaram também derrotas para Frank Sinatra no Grammy. Em duas ocasiões nas quais o grupo de Liverpool parecia já estar com um pé no palco para receber o prêmio, o cantor norte-americano foi lá e surpreendentemente pegou para si o gramofone dourado.

+++LEIA MAIS: Qual música dos Beatles foi eleita por Frank Sinatra como a melhor canção de amor já escrita?

Veja como foram essas duas ocasiões, como relembrado pelo site CheatSheet.

Em 1966, quando September of My Years venceu Help

A cerimônia do Grammy de 1966 apresentou não apenas um, mas dois momentos em que Sinatra superou os Beatles: primeiro quando a faixa "It Was a Very Good Year", presente no disco September of My Years lançado em 1965, deu ao cantor o prêmio de melhor performance vocal masculina. Paul McCartney concorria nessa categoria com a canção "Yesterday".

Em seguida veio o golpe final. Sinatra saiu vitorioso também na categoria de álbum do ano, pelo trabalho mencionado acima, apesar de Help!, lançado no mesmo ano, ter sido um enorme sucesso e ficado nove semanas no topo das paradas.


Em 1967, quando A Man and His Music superou Revolver

No ano seguinte, a mesma coisa aconteceu. A Man and His Music, disco dulplo no qual Sinatra regravou músicas que ele tinha lançado e popularizado anteriormente (e que chegou no máximo até a 9ª posição das paradas), superou Revolver, álbum dos Beatles que trouxe clássicos como "Eleanor Rigby" e "Yellow Submarine".

Mas pelo menos o quarteto de Liverpool voltou para casa com o prêmio de música do ano, pela faixa "Michelle", escrita por McCartney para o disco Rubber Soul.


+++ TITÃS CELEBRA O ACÚSTICO, MAS SE MANTÉM ELÉTRICO - E É ATRAÇÃO DA MUSIC & RUN