Duke Ellington estampa moeda

Famoso jazzista terá seu rosto nas moedas de 25 centavos de dólar

Da redação Publicado em 25/02/2009, às 14h05

Foi apresentada na última terça-feira, 24, a nova moeda de 25 centavos de dólar em cerimônia organizada no Museu de História Americana, em Washington. A novidade é o rosto do músico Duke Ellington - primeiro negro a ser representado na moeda norte-americana - gravado em uma das faces do "quarter".

Ed Moy, diretor da Casa da Moeda dos Estados Unidos, disse em entrevista coletiva que "assim como outros grandes americanos que tiveram sucesso no que fizeram com dedicação, Duke Ellington se destacou pelo talento, trabalho duro, paixão e perseverança".

A nova moeda é uma forma de homenagear os norte-americanos do Distrito de Columbia, que fizeram uma votação para escolher quem estaria representado nela. Será grafada também a frase "justiça para todos", logo abaixo do jazzista, que aparece ao lado de seu indefectível piano. Curiosamente, o Distrito não tem um representante no Congresso com direito a voto.

Edward Kennedy Ellington nasceu em Washington, em 1899. Apresentou-se ao lado de nomes como John Coltrane, Louis Armstrong e Ella Fitzgerald. Foi premiado com 13 Grammys durante a carreira e compôs mais de 3 mil músicas.