Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Duna? Star Wars? Não, realidade: cientistas encontram possível indício de vida extraterrestre em Vênus

Grupo de cientistas descobriu gás fosfina na atmosfera do planeta, o que pode indicar algum tipo de vida

Redação Publicado em 14/09/2020, às 18h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Planeta Vênus (Foto: AP Photo/Rajesh Kumar Singh)
Planeta Vênus (Foto: AP Photo/Rajesh Kumar Singh)

Uma dos questionamentos mais recorrentes da ciência é: existe vida fora da Terra? Os estudos em Marte avançaram nas descobertas, mas uma nova pesquisa sobre Vênus aponta para a existência de vida extraterrestre no planeta. As informações são do G1.

+++LEIA MAIS: A fascinação por Marte: como a cultura pop enxerga o planeta vermelho, aliens verdes, Tim Burton, Watchmen e mais

Nesta segunda, 14, um grupo de cientistas publicou na revista científica Nature um artigo que revela a descoberta de gás fosfina na atmosfera de Vênus. O gás também existe no Planeta Terra e sugere que Vênus pode hospedar vida microbiana. 

A astrônoma e professora Greaves busca por fosfina em Vênus desde 2016. Ela e a equipe observam o planeta por meio de dois telescópios: um no Havaí e outro no Chile. Os cientistas acreditam que a fosfina do planeta pode ter origem em processos fotoquímicos ou geoquímicos desconhecidos. A fonte ainda não foi identificada.

+++ LEIA MAIS: Marinha dos EUA afirma que vídeos sobre OVNIs de Tom DeLonge são reais

William Bains, um dos responsáveis pelo artigo, explicou sobre a possível origem do gás: "Há duas possibilidades: pode haver alguma reação completamente desconhecida que está criando fosfina em Vênus, ou, a mais excitante, pode ser vida".

Apesar da descoberta, os pesquisadores não afirmam terem encontrado vida em Vênus: “Estamos procurando por sinais de vida em exoplanetas, procurando por gases que não esperamos que estejam lá e há muitas missões em busca de potenciais sinais de vida em nosso Sistema Solar. Esperamos que nossa descoberta motive futuras missões focadas em Vênus”, afirmou Sara Seager, outra autora do artigo. 

+++LEIA MAIS: 'Muito Black Mirror'?: Por que temos tanto medo de até onde a tecnologia pode chegar? [ANÁLISE]


+++ BK' lança novo disco e fala sobre conexão com o movimento Vidas Negras Importam: 'A gente sabia que ia explodir'