Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

“É algo maior que nós”, diz produtor sobre guardar segredos do novo Star Wars

Bryan Burk, que trabalha com J. J. Abrams em O Despertar da Força, diz que "é algo raro hoje em dia conseguir ir ao cinema sem saber nada sobre o que você vai assistir”

Lucas Brêda Publicado em 05/12/2015, às 18h53 - Atualizado em 07/12/2015, às 13h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos produtores de <i>Star Wars - Episódio VII: O Despertar da Força</i>, Bryan Burk - Divulgação
Um dos produtores de <i>Star Wars - Episódio VII: O Despertar da Força</i>, Bryan Burk - Divulgação

Bryan Burk conheceu J. J. Abrams por acaso. “Eu era uma criança”, diz o produtor do novo Star Wars, intitulado O Despertar da Força, que tem direção de Abrams. “Eu fazia filmes com Super 8, e um amigo me apresentou a outra pessoa que também gravava com Super 8. Essa pessoa era muito próxima de J. J. – que também fazia coisas em Super 8. Então fiquei amigo de J. J.”

Dez espadas famosas de filmes, games e séries.

Sentado em uma das salas de imprensa da segundo edição da Comic Con Experience – que acontece até domingo, 6, em São Paulo –, Burk atende alguns jornalistas horas antes de apresentar um painel com um vídeo inédito de O Despertar da Força (sendo ovacionado por uma plateia repleta de fãs). Ele percebe momentaneamente que esta semana completa exatos 14 anos que trabalha com o diretor de Lost e Star Trek. “Ele ainda não me 'chutou' para fora”, ri.

Dentro de 12 dias, o maior projeto da carreira de Burk ganhará vida: Star Wars – Episódio VII: O Despertar da Força chegará aos cinemas, dando início a uma nova trilogia da franquia, agora produzida pela Disney. “Já sou parceiro de produção com J. J. há um tempo”, reforça Burk. “A atual presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, começou a fazer reuniões com ele e então um dia ele me disse: 'Nós vamos produzir o novo Star Wars e eu vou dirigir'. Depois disso entramos em uma rotina maluca, porque isso aconteceu três anos atrás.”

Star Wars: os dez momentos mais marcantes da franquia.

“É engraçado, eu lembro de dizermos – e pensarmos: 'O que?!' É meio louco”, acrescenta o produtor, esforçando-se para ser claro no assunto. “E nós não começamos a ter noção disso até... hoje! É muito louco, porque estou conversando contigo, olhando para trás de você vejo o logotipo de Star Wars, e penso: 'Meu Deus! O [repórter] Lucas está falando comigo sobre Star Wars – como eu cheguei aqui?' É tudo muito doido.”

O sétimo filme de Star Wars contará com a maioria dos personagens clássicos da franquia: Harrison Ford volta a interpretar Han Solo; Carrie Fisher dá vida, novamente, à Princesa Leia, enquanto Mark Hamill é, de novo, o Luke Skywalker. Além deles, Anthony Daniels é C-3PO; Kenny Baker, o R2-D2; e Peter Mayhew, Chewbacca. Mas o longa, até por inaugurar uma nova trilogia, é recheado de novidades – e de jovens atores – no elenco.

Galeria: por dentro dos bastidores de Star Wars através do Instagram.

Os principais estreantes na franquia são os dois protagonistas de Episódio VII: Daisy Ridley e John Boyega, ambos jovens, britânicos e sem grandes papéis na carreira. Enquanto Boyega interpreta o ex-Stormtrooper Finn, Daisy dá vida à sucateira de um planeta desértico Rey. Além deles, o astro de Girls Adam Driver também terá um dos papéis de destaque, como o vilão Kylo Ren.

“Quando começamos a desenvolver melhor os personagens no papel é mais fácil saber quem é aquela pessoa”, comenta Burk. “Tem um negócio meio maluco, que soa como uma bobagem hollywoodiana, mas você apenas sabe que é aquela pessoa. Fica fácil, é um negócio imediato. Com Daisy nós olhamos e dissemos: ‘Meu Deus! Esta é Rey!” Já com Boyega, o processo foi diferente: tanto Abrams quanto Burk já admiravam o trabalho do britânico (que fez um sucesso underground com Ataque ao Prédio). Mas esta não é a melhor história sobre ele.

Veja figurinos marcantes do cinema, como da princesa Leia.

Depois de ser escolhido, Boyega foi instruído a não falar sobre a participação no Episódio VII de Star Wars para ninguém. “Seis semanas depois, nos reunimos com todos para apresentar o roteiro”, conta o produtor, referindo-se ao encontro que ficou famoso ao ter uma foto divulgada no Twitter (abaixo). “Aquela foto – com todos os atores – já seria publicada à noite ou algo do tipo”. Boyega, então, perguntou a Burk: “Posso contar aos meus pais?”. “Eu disse: 'Como? Você não contou para os seus pais?' E ele respondeu: 'Mas vocês disseram para não contar a ninguém'. E eu: ‘Mas não seus pais! Claro que pode contar aos seus pais! Ligue para eles agora mesmo!’”, ri o produtor.

A tática de manter segredos, entretanto, é a maior estratégia utilizada por Burk e sua equipe para o novo Star Wars. A menos de duas semanas da estreia, O Despertar da Força teve poucas cenas reveladas, com um mistério em torno do personagem Luke Skywalker (que não aparece nos pôsteres e mal figura nos trailers e teasers). “Não estamos guardando segredos sobre Luke”, diz ele. “Estamos tentando não revelar muita coisa sobre o filme inteiro. É algo raro hoje em dia conseguir ir ao cinema sem saber nada sobre o que você vai assistir.”

Galeria: os 25 melhores filmes da década de 1980.

“Quando eu era jovem, você não sabia das coisas”, continua. “Você ia assistir aos filmes e aconteciam coisas maravilhosas as quais você nunca saberia anteriormente. A ideia de que faltam menos de duas semanas para a estreia e você vai assistir ao filme [Episódio VII] sem saber de tudo é parte da mágica de ver este longa. Quando você viu Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca, você sabia que Darth Vader era o pai dele? Consegue imaginar isso? Essas coisas não acontecem mais. Acho que foi meio sem querer essa coisa de guardar segredos, mas acho que é algo maior que nós.”

Abaixo, veja o clipe exclusivo que Burk revelou durante a Comic Con.

O produtor Bryan Burk exibiu na Comic Con Experience um vídeo exclusivo de Star Wars: O Despertar da Força! Confira:

Posted by Star Wars on Saturday, 5 December 2015