Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

"É só coincidência"

Coldplay responde publicamente à acusação de plágio feita pelo guitarrista Joe Satriani

Da redação Publicado em 10/12/2008, às 10h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O Coldplay respondeu à acusação de plágio na música "Viva la Vida" afirmando que as semelhanças com a faixa "If I Could Fly", de Joe Satriani, são uma "coincidência".

O guitarrista entrou com um processo contra a banda, afirmando que Chris Martin e Cia. usaram "partes significativas" de sua música, instrumental, lançada em 2004. Satriani pediu, na Justiça, que o grupo britânica repasse "todo e qualquer lucro" obtido com "Viva la Vida". Saiba mais aqui.

"Se há quaisquer similaridades entre as duas músicas, elas são inteiramente coincidências, e nos surpreenderam tanto quanto a ele [Satriani]", disseram os integrantes da banda em um comunicado à imprensa. "Joe Satriani é um ótimo músico, mas ele não escreveu a música 'Viva la Vida'. Nós respeitosamente pedimos que ele aceite nossas garantias disso e lhe desejamos o melhor".

Essa é a segunda vez que o Coldplay é acusado de plágio na faixa. A primeira foi em junho, quando o vocalista da banda Creaky Boards disse que Chris Martin teria copiado a melodia de uma de suas músicas, depois de ter assistido a um show da banda. Para saber mais, clique aqui.

"Viva la Vida" concorre ao Grammy de canção do ano. O Coldplay tem outras seis indicações à premiação, incluindo álbum do ano por Viva la Vida or Death and All His Friends.