Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

É Tudo Verdade 2011 anuncia programação

Décima sexta edição do festival lança 18 documentários brasileiros inéditos e tem outros 92 títulos de 29 países; realizado no Rio e em São Paulo, evento tem sessões gratuitas

Da redação Publicado em 18/03/2011, às 21h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de <i>...Mas o Cinema é Minha Amante</i>, que abre o É Tudo Verdade no Rio - Reprodução
Cena de <i>...Mas o Cinema é Minha Amante</i>, que abre o É Tudo Verdade no Rio - Reprodução

Foi divulgada a programação completa do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários. Em sua 16ª edição, o evento, que acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro com entrada franca, entre 31 de março e 10 de abril, apresenta 18 documentários brasileiros inéditos. Além disso, traz também 92 títulos de 29 países.

"Em tempos tão turbulentos, é excitante notar que o documentário nos traz como nunca, nesta nova safra aqui revelada, a dimensão pessoal, privada, dos acontecimentos da esfera social, pública", afirma Amir Labaki, crítico que dirige o festival. "É notável ainda a ampliação da gramática do cinema não-ficcional, incorporando contribuições do cinema de ficção, de animação e de outras artes".

Em São Paulo, a abertura fica por conta do filme BLACK POWER MIXTAPE, de Goran Hugo Olsson, que acompanha o movimento negro nos Estados Unidos em seu auge, entre os anos 60 e 70. No Rio de Janeiro, duas produções fazem as honras, ambas do sueco Stig Björkman e dedicadas ao cineasta Ingmar Bergman: ... Mas o Cinema é Minha Amante e Imagens do Playground.

Na Mostra Competitiva Internacional de Longas e Médias-Metragens serão 12 documentários. A Retrospectiva Internacional homenageia a russa Marina Goldovskaya, que completa 70 anos, projetando nove de seus trabalhos, sendo que a própria estará presente nos debates a respeito dos filmes - tanto em em São Paulo (no dia 7), quanto no Rio de Janeiro (no dia 10).

Já a Retrospectiva Brasileira, batizada de "Poesia É Verdade", exibirá 15 documentários dedicados a grandes poetas nacionais.

Em 2011, o É Tudo Verdade também destaca a obra fotográfica do cineasta paulistano Jorge Bodanzky (Iracema - Uma Transa Amazônica), que apresenta também, durante o evento, seu filme mais recente, Pandemonium, do ano passado.

A programação completa do É Tudo Verdade 2011 está no site oficial, assim como a lista de cinemas participantes.