Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Divulgada programação do É Tudo Verdade

Festival internacional de documentários acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro neste mês

Da redação Publicado em 03/04/2010, às 14h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<i>Roubados</i> é um dos brasileiros na competição internacional de longas - Divulgação
<i>Roubados</i> é um dos brasileiros na competição internacional de longas - Divulgação

A programação completa da 15º edição do É Tudo Verdade foi divulgada no site oficial do festival internacional de documentários, que acontece em São Paulo e Rio de Janeiro, de 8 a 18 de abril.

Com entrada gratuita em todas as sessões, a programação se divide em oito mostras: competição internacional de documentários, competição nacional, Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano, Retrospectiva Internacional, Homenagem B.J. Duarte e 10ª Conferência Internacional do Documentário.

No total, são 71 documentários de 27 países, sendo que 18 deles são documentários brasileiros inéditos, de curta, média e longa-metragem.

A mostra competitiva internacional de longas e médias, exibirá 12 documentários, rodados nos cinco continentes. Júlia Bacha, brasileira radicada nos EUA, participa da disputa com Budrus. Na competião de curtas, o cineasta brasileiro Sérgio Oksman, radicado na Espanha, participa com Notas Sobre o Outro.

Sete filmes inéditos participam da competição brasileira de longas e médias. Já a mostra competitiva brasileira de curtas é disputada por nove filmes de seis estados, sendo seis títulos inéditos (saiba mais).

O Programas Especiais destaca cinco obras contemporâneas. Entre elas está a pré-estreia de Capitalismo - Uma História de Amor, do diretor norte-americano Michael Moore. Nesta categoria também está o doc No Meio do Rio Entre as Árvores, do brasileiro Jorge Bodanzky.

Dentre os sete títulos do ciclo informativo O Estado das Coisas, estão os brasileiros Separações, da documentarista Andréa Selligman, Doce Brasil Holandês, de Mônica Schmiedt e Sobre Rios e Córregos, de Camilo Tavares.

A 10ª Conferência Internacional do Documentário, correalizada pelo Cinusp, acontece em São Paulo tendo por tema o uso de arquivos no cinema

Os países que representam o Foco Latino-Americano são Colômbia, Chile, México e Peru.

Homenagens

Às vésperas de completar 80 anos, o cineasta francês Alain Cavalier é homenageado pela Retrospectiva Internacional. Intitulada Retratos/Auto-Retratos, a mostra apresenta curtas e longas-metragens realizados por tele entre 1978 e 2009.

Outra homenagem marca o centenário de nascimento do documentarista e fotógrafo brasileiro Benedito Junqueira Duarte (1910-1995). Em fotos e filmes, ele foi um dos pioneiros a registrar a transformação de São Paulo, na primeira metade do século 20, de capital de província a megálopole.

Já o material gráfico do É Tudo Verdade 2010 celebra a obra da fotógrafa Hildegard Rosenthal (1913 - 1990). Nascida em Zurique, Suíça, Hildegard chegou ao Brasil em 1937. Sua obra se destaca tanto pelas vistas urbanas que realizou da cidade de São Paulo como pela ênfase dada ao elemento humano nas imagens.

A 15ª edição do É Tudo Verdade será aberta no dia 8 de abril, no Espaço Unibanco de Cinema, em São Paulo, por Uma Noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil. A sessão de abertura no Rio de Janeiro acontecerá no dia 9, no Unibanco Arteplex, com a premiere brasileira de Segredos da Tribo, de José Padilha.

É Tudo Verdade 2010

8 a 18 de abril, em São Paulo

9 a 18 de abril, no Rio de Janeiro

Entrada gratuita em todas as exibições

Direção: Amir Labaki

Correalização: Petrobrás, CPFL, CCBB, BNDES, Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo, RioFilme e Ministério da Cultura

Informações sobre salas de exibição e outros detalhes: www.itsalltrue.com.br/2010