Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Eagles of Death Metal volta aos Estados Unidos após atentado durante show da banda em Paris

O grupo interrompeu turnê europeia que deveria terminar em 10 de dezembro

Redação Publicado em 14/11/2015, às 13h55 - Atualizado às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jesse Hughes durante apresentação do Eagles Of Death Metal em Londres - Eagles of Death Metal
Jesse Hughes durante apresentação do Eagles Of Death Metal em Londres - Eagles of Death Metal

O Eagles of Death Metal, banda que se apresentava na casa de shows Bataclan, na noite desta sexta-feira, 13, em Paris, quando um grupo de terroristas invadiu o local, matando pelo menos 70 pessoas, decidiu retornar aos Estados Unidos. As informações foram divulgadas pela agência France Presse, neste sábado, 14.

A banda optou por interromper uma turnê europeia na qual faria mais um show em Tourcoing, no norte da França, antes de seguir viagem para a Bélgica, no domingo, e depois para Alemanha, Suíça e Holanda. A excursão estava prevista para acabar no dia 10 de dezembro após um espetáculo em Portugal.

"O grupo está voltando aos Estados Unidos", disse um encarregado da produtora responsável pelo Eagles of Death Metal. Na madrugada de sábado, a banda publicou uma mensagem no Facebook: “Ainda estamos tentando determinar o status de segurança e a localização de toda nossa banda e equipe. Nossas preces estão com todas as pessoas envolvidas na trágica situação”.

Parceiro de Jesse Hughes no Eagles Of Death Metal, Josh Homme, do Queens of The Stone Age, não está cumprindo agenda com a banda durante a parte europeia da turnê, informou o Consequence of Sound.

A Rolling Stone EUA tentou entrar em contato com a assessoria da banda. De acordo com usuários do Twitter e do Instagram, o show estava acontecendo quando a casa de shows foi atacada. A pedido de autoridades locais, veículos de imprensa deixaram de transmitir informações sobre os arredores do Bataclan.

O grupo francês Red Lemons postou no Facebook que os integrantes da banda estavam seguros e não foram feitos reféns. A esposa do baterista Julian Dorio declarou ao jornal The Washington Post que conversou com ele e, segundo ela, os músicos deixaram a casa de espetáculo assim que o atentado começou. "Estamos aflitos e rezando por todo mundo. [O Julian] ligou e disse que me amava e estava bem. Todo mundo que estava no palco conseguiu sair", disse Emily Dorio. Um amigo da banda White Miles, que fez a abertura do show, escreveu no Facebook que o Eagles deu notícias e que eles estão em um local seguro.

A banda Deftones, que esteve no Brasil em setembro deste ano para shows no Rock in Rio, no Rio de Janeiro, e em São Paulo, se apresentaria no Bataclan de 14 a 16 de novembro. Uma mensagem no Facebook oficial do grupo esclareceu que toda a equipe da banda está bem e lamentou a tragédia.

Saiba mais sobre a tragédia em Paris:

O grupo jihadista Estado Islâmico divulgou neste sábado, 14, um comunicado no qual reivindica a autoria dos atentados em série que atingiram Paris, a capital da França, na noite de sexta, 13, deixando 129 mortos e ferindo mais de 352 pessoas. Este já é considerado o segundo maior ataque terrorista contra civis na história da Europa. As informações são de agências internacionais como CNN e AP.

No texto, enviado ao jornal Le Monde, o Estado Islâmico afirma que "os ataques são apenas o começo da tempestade". Veja a nota abaixo:

"Oito irmãos carregando coletes suicidas e armas automáticas alvejaram áreas no coração da capital francesa que foram especificadamente escolhidas antes: o Stade de France durante uma partida contra a Alemanha na qual François Hollande estaria presente; o Bataclan, onde centenas de idólatras estariam juntos em uma festa da perversidade; além de outros alvos no 10º, no 11º e no 18º arrondissements. A França e todos aqueles que seguem seu caminho devem saber que permanecem o principal alvo do Estado Islâmico. Alá lançou o terror contra seu coração. Paris é a capital da abominação e da perversão. Paris tremeu sob os pés dos terroristas. Este não é nada mais do que o começo de uma tempestade e uma advertência para aqueles que queiram meditar e tirar suas conclusões".

O comunicado, que tem um tom ameaçador, veio à tona alguns minutos após o presidente da França, François Hollande, afirmar que o grupo é o culpado pelos ataques. "É um ato de guerra que foi cometido por um exército terrorista, um exército jihadista contra a França. É um ato de guerra que foi preparado, organizado e planejado no exterior, com cumplicidade de dentro da França."

François Hollande prometeu, em comunicado à nação, uma resposta "rápida e implacável" aos atos de terror e decretou três dias de luto nacional.

Este foi um de uma série de casos de terror registrados na mesma noite na capital francesa. Durante partida amistosa entre França e Alemanha, no Stade de France, barulhos de explosões fizeram com que o presidente nacional François Hollande fosse retirado às pressas do local. Atentados também teriam ocorrido nas proximidades do estádio, na periferia da cidade, e em dois restaurantes na região da casa de shows.

Hollande, que prometeu reagir ao ataque "sem piedade", deu uma declaração anunciando que o país está em estado de emergência pela primeira vez depois de dez anos – da última vez, por conta de distúrbios em bairros do subúrbio de Paris - e que as fronteiras foram temporariamente fechadas. A prefeitura de Paris aconselhou as pessoas a não saírem de casa. A Folha de S.Paulo publicou informações do Itamaraty de que dois brasileiros estariam entre os feridos. “Consternada pela barbárie terrorista, expresso meu repúdio à violência e manifesto minha solidariedade ao povo e ao governo francês”, escreveu pelo Twitter a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

“A França é nossa mais antiga aliada. O povo francês manteve-se ombro a ombro com os Estados Unidos inúmeras vezes. Queremos deixar bem claro que permanecemos com eles na luta contra o terrorismo e o extremismo”, disse Barack Obama, presidente dos Estados Unidos.

O Eagles Of Death Metal está escalado para se apresentar na próxima edição do Lollapalooza, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, dia 12 de março de 2016.

Após ataques em Paris, U2 cancela show que faria na cidade

O U2 anunciou em seu site oficial que cancelou o show que faria em Paris neste sábado, 14, diante dos atentados que arrasaram a cidade e fizeram pelo menos mais de uma centena de vítimas na noite desta sexta, 13.

"Como resultado do estado de emergência em que se encontra a França, o show do U2 em Paris, agendado para 14 de novembro, não será realizado", diz o início do comunicado. "O U2 e a [produtora] Live Nation, ao lado da HBO, que exibiria a apresentação como um especial, pretendem seguir em frente com o show em um momento apropriado".

O comunicado inclui uma declaração oficial da banda, que está em Paris, próxima às áreas onde ocorreram os diversos atentados. "Assistimos incrédulos e chocados aos eventos que se desenrolaram em Paris e mandamos nossos sentimentos às vítimas e suas famílias em toda a cidade. Estamos arrasados com as vidas perdidas durante o show do Eagles of Death Metal e estamos rezando pela banda e seus fãs. Esperamos e oramos para que todos os nossos fãs em Paris estejam a salvo."