Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Echo & the Bunnymen lançará álbum com colaboração de Chris Martin

Líder do Coldplay contribuirá em uma faixa de The Fountain, previsto para outubro

Da redação Publicado em 01/08/2009, às 21h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Expoente do pós-punk britânico, a banda Echo & the Bunnymen se prepara para lançar o primeiro álbum em quatro anos. Com colaboração de Chris Martin, líder do Coldplay, em uma das faixas, The Fountain sucederá Siberia e sairá nos Estados Unidos em 13 de outubro, informou o site do semanário NME.

Para a produção do novo trabalho, foram requisitados os serviços do guitarrista britânico John McLaughlin, que já tocou com Miles Davis e na The Mahavishnu Orchestra, pioneira na fusão de jazz e rock.

O novo álbum vem com atraso: o lançamento estava previsto, inicialmente, para 2008. De acordo com o site Alt Sounds, o álbum começou a ser tocado em 2007, quando o vocalista Ian McCulloch se juntou com três músicos londrinos para fomentar "novas ideias" - entenda por isso uma sonoridade que se distancie do antigo trabalho da banda. "Achei que eu e Will [Sergeant, guitarrista] precisávamos fazer as coisas de forma diferente, mas o resultado ainda soava como Bunnymen."

Com as faixas "Think I Need It Too" (primeiro single, previsto para 28 de setembro) e "Forgotten Fields", McCulloch chegou à conclusão: "Sim, é assim que devemos soar".

É possível conferir desde já se ele está certo ou não: samples de quatro novas músicas estão à disposição no site oficial do Echo & the Bunnymen. São elas as duas já citadas mais "Proxy" e "Drivetime".

O grupo, formado em Liverpool no final dos anos 70, ascendeu na mesma época que Joy Division e U2. Da formação original, restaram apenas McCulloch e Sergeant. No repertório da banda estão clássicos como "The Killing Moon" e "Lips Like Sugar".

"A banda mais descolada do universo"

Em maio, a banda foi informada de que o astronauta Timothy Korpa escolheu como trilha sonora de sua próxima viagem ao espaço as músicas do álbum Ocean Rain, de 1984. Orgulhosos, os músicos chegaram a afirmar, para o site da Billboard, que agora são "oficialmente a banda mais descolada do universo".

A iniciativa foi tomada por um funcionário da agência espacial norte-americana NASA. Uma das músicas na trilha espacial seria "The Killing Moon" ("a lua mortal"), em foguete que partiu da Terra em junho. Korpa, o fã "especial" do Echo, havia prometido até tirar fotos instantâneas com a tripulação segurando a caixinha do álbum.