Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Eddie Van Halen desenvolveu câncer na garganta por colocar palhetas de metal na boca? Médico explica

Teoria - desenvolvida pelo próprio músico - foi desacreditada por profissional

Redação Publicado em 18/10/2019, às 19h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eddie Van Halen (Foto: Rick Scuteri/AP)
Eddie Van Halen (Foto: Rick Scuteri/AP)

No ano 2000, Eddie Van Halen passou por um procedimento para remover o câncer em sua língua - acabou perdendo ⅓ do órgão. Em 2015, deu uma entrevista à Billboard e afirmou que a doença se desenvolveu porque ele sempre colocava palhetas de metal na boca. 

Tom Micklewright, médico britânico do Push Doctor, falou ao Guitar World sobre o assunto - e desmentiu a teoria. 

+++ LEIA MAIS: Eddie Van Halen trata câncer na garganta em segredo há cinco anos, afirma site

“DIU de cobre é usado como contraceptivo no corpo humano há vários anos e não houve nenhuma evidência de que isso aumenta o risco do câncer,” explicou o profissional. “Em contraste, vários químicos presentes em cigarros foram comprovadamente ligados ao aumento no risco do câncer, e essa é, provavelmente, a razão do câncer dele.”

A teoria das palhetas veio por uma declaração do próprio Van Halen, que foi declarado curado da doença em 2002. “Eu usava palhetas de metal - de latão e cobre - e eu sempre as segurava com minha boca, no exato lugar onde tive o câncer na língua. Mais ainda, eu basicamente vivia em um estúdio de gravação cheio de energia eletromagnética. Então essa é uma das teorias. Quer dizer, eu fumava e usava muita droga, mas meu pulmão está intacto. Essa é só uma teoria feita por mim, mas os médicos disseram que é possível,” revelou em 2015.