Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Editora Cosac Naify anuncia fim das atividades

Empresa era conhecida pela publicação de livros de arte e de clássicos da literatura

Redação Publicado em 01/12/2015, às 14h59 - Atualizado às 15h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As Muitas Peles de David Bowie - Divulgação
As Muitas Peles de David Bowie - Divulgação

Charles Cosac, cofundador da Cosac Naify, anunciou nessa segunda-feira, 30, ao jornal O Estado de S. Paulo, o fim da editora depois de quase 20 anos de atividade. O encerramento, decidido em acordo com o sócio Michael Naify, não acontecerá imediatamente e ainda não tem data exata para ocorrer.

Criada como editora de livros de arte, a empresa acrescentou com o passar dos anos ao seu catálogo obras de literatura. Entre elas, clássicos de Liev Tostói, por exemplo. Livros de música, como as biografias de David Bowie (cuja capa é reproduzida na foto acima) e de Sting e encadernações especiais dos Beatles e dos Rolling Stones, também foram impressos. O refinamento das publicações eram uma marca da Cosac Naify.

Ao O Estado de S. Paulo, Cosac revelou que apesar de ter perdido cerca de R$ 140 milhões com a editora, a decisão de fechá-la não foi exclusivamente econômica. “Só o meu desejo de que ela existisse não justificaria a manutenção da editora, cujos projetos culturais se encontram ameaçados neste momento”, diz ele, que manifestou a vontade de não deixar sua criação se desvirtuar.

A Cosac Naify possui 1600 títulos em seu catálogo. O primeiro deles foi Barroco de Lírios, do artista pernambucano Tunga, que terá um novo livro dele publicado na despedida do selo.